Acessibilidade / Reportar erro

DESCRIÇÃO DE UM NOVO MÉTODO PARA MEDIÇÃO DO ÂNGULO DE INCIDÊNCIA PÉLVICA ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

RESUMO

Objetivo

Descrever um método mais preciso para medição do ângulo de incidência pélvica, utilizando a tomografia computadorizada, sem influência do posicionamento da pelve em relação à ampola de raio-x.

Métodos

Foram avaliados, de modo aleatório, 13 exames de TC da coluna lombossacra, abdome total ou pelve, já que englobam o sacro e as cabeças femorais. Todos os exames foram realizados em aparelhos multicanais com 6 canais. Utilizou-se a técnica de sobreposição de imagens, comum em outros exames musculoesqueléticos como TT-TG. Foi selecionado o corte sagital centrado da cabeça femoral esquerda, centro do platô de S1 e cabeça femoral direita. A partir de então, foi criada uma quarta imagem, análoga a uma radiografia da pelve, em que foram realizadas as medidas, utilizando o software dedicado.

Resultados

Dos 13 exames, três eram da coluna lombar e 10 do abdome total, sendo que seis eram do sexo masculino. A média de idade foi de 56 anos. A média da IP foi de 45°, variando entre 31 e 81. Entre as mulheres, a média foi de 52° (31° a 81°) e entre os homes de 38° (32° e 46°).

Conclusão

A TC pode ser utilizada para o cálculo da IP, utilizando a técnica de sobreposição de imagens comum em outros exames musculoesqueléticos como TT-TG. Nível de Evidência IIIB. Estudo diagnóstico. Estudo retrospectivo.

Tomografia computadorizada por raios X; Coluna vertebral; Escoliose; Diagnóstico por imagem

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br