Acessibilidade / Reportar erro

A ARTRODESE CURTA É TÃO EFICAZ QUANTO A ARTRODESE LONGA PARA O TRATAMENTO DE FRATURAS DA COLUNA TORACOLOMBAR DO TIPO B

Resumo:

Objetivo:

O trauma da coluna toracolombar é um problema de saúde mundial que afeta principalmente o sexo masculino em idade ativa, e é associado a morbidade elevada. As fraturas AO SPINE tipo B são instáveis e requerem estabilização cirúrgica. Todavia, a decisão entre fixação curta ou longa permanece controversa. O objetivo deste estudo é analisar os resultados neurológicos, ortopédicos e funcionais em pacientes com fraturas de coluna de tipo B submetidos à artrodese posterior de segmentos curto e longo.

Métodos:

Foi realizado um estudo de coorte prospectivo no Departamento de Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor, no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2018. Foram elegíveis para o estudo pacientes com fraturas de coluna classificadas como AO SPINE Tipo B nos segmentos torácico ou toracolombar. As variáveis analisadas incluíram dados demográficos, informações sobre o trauma, estado neurológico, tratamento realizado e desfecho.

Resultados:

Um total de 31 pacientes foi incluído no estudo. Amaioria era do sexo masculino, caucasiano, com média de idade de 42,6 (±15,6), e a principal causa do trauma de coluna foi queda de altura (N=18; 56,2%). Quinze pacientes (48,3%) tiveram fratura do subtipo B1 e 16 (51,6%) tiveram fratura do subtipo B2. Onze (35,4%) pacientes foram submetidos à artrodese curta e 20 (64,5%) à artrodese longa. Não houve diferença estatística entre os grupos quanto aos resultados neurológicos, ortopédicos e funcionais.

Conclusões:

Não há diferença nos resultados entre fixações curtas ou longas para pacientes com fratura única tipo B nos segmentos da coluna torácica, toracolombar e lombar. Nível de evidência III; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Coluna vertebral; Fraturas da coluna vertebral; Artrodese; Epidemiologia; Traumatismos da medula espinal

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br