Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO ANATÔMICO DO POSICIONAMENTO IDEAL DO PARAFUSO S2 ILÍACO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a morfometria da pelve para determinar a trajetória de segurança de introdução do parafuso S2-ilíaco e correlacionar com estudos relatados na literatura para outras populações.

Métodos:

A partir do banco de dados de uma clínica radiológica, foram selecionados 36 exames de tomografia computadorizada (TC) da pelve de pacientes brasileiros sem achados de malformações congênitas, tumorações, fraturas do anel pélvico ou displasias. Para definição da trajetória ideal do parafuso S2-ilíaco foram mensuradas as seguintes variáveis: 1 - comprimento máximo do parafuso sacro-ilíaco; 2 - espessura da díploe ilíaca para planejar a escolha das dimensões do parafuso (comprimento e diâmetro); 3 - distância entre o ponto de inserção do parafuso S2-ilíaco e a cortical posterior do sacro; 4 - angulação para inserção do parafuso no sentido médio-lateral, representando o ângulo formado entre a “reta ilíaca” e o plano sagital anatômico; 5 - angulação para inserção do parafuso no sentido craniocaudal. Para análise estatística foram usados os testes Qui-quadrado de Pearson e t de Student.

Resultados:

A amostra foi constituída de 36 pacientes, sendo 50% (18/36) mulheres. A média de idade foi de 63,7 anos, variando de 23 a 96 anos. Todas as variáveis morfométricas pélvicas analisadas apresentaram valores semelhantes aos descritos na literatura para outras populações.

Conclusões:

A avaliação prévia dos exames de tomografia foi importante para o planejamento pré-operatório, assim como a diferença estatisticamente significante entre os sexos somente com relação às variáveis craniocaudal esquerda e comprimento da tábua interna esquerda. Nível de evidência III; Estudo observacional de corte transversal.

Descritores:
Artrodese de Coluna; Anatomia; Tomografia; Osso Ilíaco; Ossos da Pelve

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br