Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE ESCORES NA TOMADA DE DECISÃO EM METÁSTASES NA COLUNA

Objetivo

: O objetivo deste estudo é avaliar a concordância intra e interobservador dos escores SINS, Harrington, Tokuhashi e Tomita entre ortopedistas gerais e cirurgiões de coluna com experiência acima de cinco e 10 anos na avaliação de pacientes com metástase vertebral.

Métodos

: Foram apresentados 20 casos de pacientes com lesões metastáticas da coluna vertebral a 10 examinadores e os escores citados acima foram aplicados. Após seis semanas, os casos foram reapresentados em ordem diferente e os dados foram analisados.

Resultados

: A confiabilidade intraobservador apresentou melhor concordância no escore SINS entre os examinadores com menor experiência, e nos escores de Harrington e Tomita entre os que tinham experiência maior que 10 anos. A confiabilidade interobservador dos examinadores do grupo com experiência maior que 10 anos apresentou maior precisão na utilização desses escores, e com destaque para Harrington e Tomita. O escore SINS foi o de eleição para a prática diária e foi capaz de modificar a conduta com mais frequência.

Conclusões

: Este estudo demonstrou que o uso de escores preditores de instabilidade, Harrington, e prognóstico, Tomita, apresentam maior confiabilidade intra e interobservador, principalmente entre os cirurgiões de coluna com experiência superior a 10 anos.

Prognóstico; Metástase neoplásica; Neoplasias da coluna vertebral; Expectativa de vida


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br