Acessibilidade / Reportar erro

Resultados e complicações da vertebrectomia por via posterior após 2 anos de seguimento

OBJETIVO:

Descrever a técnica cirúrgica de vertebrectomia por acesso único posterior na coluna torácica e toracolombar com reconstrução circunferencial e artrodese e avaliar retrospectivamente os resultados e complicações após 2 anos de seguimento dos pacientes submetidos à técnica.

MÉTODOS:

Análise retrospectiva de prontuários e exames de imagem de doze pacientes com indicação de vertebrectomia por diversas patologias, submetidos a essa técnica cirúrgica.

RESULTADOS:

Oito (66,67%) pacientes eram do sexo masculino e quatro (33,33%) do sexo feminino, com idade variando de 13 a 66 anos (média de 40 anos). Nove pacientes com comprometimento da coluna torácica e três da lombar, sendo em um paciente, duas vértebras consecutivas afetadas. Todos os pacientes tiveram melhora ou permaneceram com o estado neurológico inalterado. As complicações cirúrgicas foram dois casos de hemotórax, dois casos de soltura dos parafusos, um deles necessitando de revisão cirúrgica e um caso de falha do material e pseudoartrose.

CONCLUSÃO:

A vertebrectomia por acesso único posterior da coluna torácica e toracolombar com reconstrução circunferencial e artrodese pode ser realizada de forma segura para uma variedade de indicações.

Coluna vertebral/cirurgia; Fusão vertebral; Fraturas da coluna vertebral; Neoplasias da coluna vertebral; Artrodese; Fixação de fraturas


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br