Acessibilidade / Reportar erro

ESTIMULAÇÃO DA MEDULA ESPINHAL PARA SÍNDROME DE CIRURGIA DE RETORNO: REVISÃO DA LITERATURA E ESTUDO CLÍNICO

RESUMO

Objetivos:

A síndrome da cirurgia de falência reversa (SAF) é uma causa comum de dor após cirurgia de coluna e associada a dor persistente ou recorrente, apesar da intervenção anatomicamente correta. Estimulação da medula espinhal (SCS) é considerado como um dos métodos mais eficazes de tratamento para a síndrome de cirurgia de retorno.

Métodos:

Foram estudados 34 pacientes submetidos a estimulação de teste e SCS crônica para FBSS.

Resultados:

6 meses de pós-operatório melhora a média de dor diária média e máxima diária na escala análoga visual (VAS), bem como a pontuação do PainDetect foram de 54,4%, 50,7% e 57,3%, respectivamente. Ele atende aos critérios de eficácia do método, de acordo com a literatura. A maioria dos pacientes relatou melhora significativa da qualidade de vida e menor necessidade de analgésicos. As complicações foram observadas em nove pacientes (26,4%) e incluíram: lesão da dura-máter intraoperatória (um paciente, 2,9%), infecção da ferida (um paciente, 2,9%), deslocamento do eletrodo (sete pacientes, 20,5%). Não houve casos de deterioração neurológica no pós-operatório.

Conclusões:

A SCS é segura e eficaz para o tratamento da dor neuropática causada pela FBSS. Nível de Evidência IV; Séries de casos.

Descritores:
Estimulação da medula Espinal; Neuralgia; Síndrome pós – lamenectomia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br