Acessibilidade / Reportar erro

ARTRODESE CIRCUNFERENCIAL MINIMAMENTE INVASIVA DE 4º NÍVEL LOMBAR PARA TRATAMENTO DE ESPONDILOLISTESE

RESUMO

Objetivo:

Conhecer os resultados clínicos e radiográficos de pacientes com espondilolistese degenerativa L4-L5 de grau I, II e III, tratados cirurgicamente com artrodese minimamente invasiva de 360 graus. Determinar os resultados clínicos e radiográficos segundo o Indice de Oswestry seis meses após a cirurgia e a porcentagem de redução pós-operatória nesses pacientes.

Métodos:

Este estudo se desenvolve na Unidade Médica de Alta Especialidade “Lomas Verdes”, Cirurgia de coluna, no período de outubro 2016 a agosto de 2017. É um estudo transversal prospectivo, observacional seccional. Avaliamos a lista de redução através de estudos radiográficos pré e pós-operatórios e escala de incapacidade Oswestry.

Resultados:

Observamos 12 pacientes, oito homens e quatro mulheres, mostrando significancia estatística pelo teste t de Student com p = 0,05, para ambas as variáveis.

Conclusão:

Espodilolistesis degenarativa de 4° nível lombar são muito frequentes, afetam grupos etários produtivos e afetam tanto o paciente quanto o seu ambiente social. Esta técnica cirúrgica mostra um alto nível de segurança e confiança para solução, mostrando resultados comparáveis com a literatura. No entanto, ele requer recursos técnicos e nível de formação para a sua execução. Nível de Evidência II; Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Coluna vertebral; Cirurgia; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Resultado do tratamento; Estudos prospectivos

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br