Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO EM OBESOS COM LOMBALGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Conhecer o efeito hipoalgésico dos exercícios em pessoas obesas com lombalgia.

Métodos:

Do ponto de vista metodológico, é um estudo de revisão sistemática amparado pelas diretrizes do PRISMA (2020). Foram incluídos apenas estudos clínicos com critérios de elegibilidade definidos e a avaliação metodológica foi realizada com a ferramenta Risk of Bias 2.0 (RoB 2.0).

Resultados:

Foram encontrados quatro estudos clínicos que passaram por avaliação de risco de viés, sendo a maior parte dos estudos categorizada como risco moderado de viés ou some concerns.

Conclusões:

Os exercícios do tipo moderate-intensity interval training (MIIT), high-intensity interval training (HIIT) e resistência total ou extensão de coluna lombar mostram eficácia no controle da dor, na qualidade de vida e no desempenho funcional de indivíduos obesos. Por outro lado, os exercícios de forma isolada não apresentaram diminuição da composição corporal. Nível de evidência I; Revisão sistemática.

Descritores:
Dor Lombar; Obesidade; Exercício físico

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br