Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS DAS LIGAÇÕES DA FACETA LOMBAR EM UM RESULTADO PÓS-OPERATÓRIO DE LONGO PRAZO

RESUMO

Objetivo:

Analisar o impacto da relação entre tropismo e angulação das articulações lombares inferiores em um resultado clínico remoto, após intervenções cirúrgicas dinâmicas e rígidas.

Métodos:

Dependendo do método de tratamento cirúrgico, os pacientes com doenças degenerativas da coluna vertebral lombar inferior foram subdivididos em três grupos: 1) (n = 48) com a utilização de uma prótese de disco intervertebral artificial (IVD); 2) (n = 42) com utilização de fusão intercorporal, combinado com transpedicular e estabilização transfacetal; 3) (n = 51) com a utilização de fusão intercorporal e estabilização transpedicular bilateral. A análise dos parâmetros clínicos remotas e características de neuroimagem antes da operação foi realizada.

Resultados:

Quanto a análise de parâmetros clínicos e instrumentais, uma correlação significativa foi encontrada entre os resultados a longo prazo do tratamento cirúrgico com as escalas VAS e Oswestry com dados de neuroimagiologia sobre angulação e tropismo de articulações (FJ).

Conclusão:

Os dados obtidos atestam a importância do diagnóstico pré-operatório de tropismo e angulação da articulação faceta lombar inferior, que permite escolher táticas cirúrgicas diferenciadas e otimizar os resultados clínicos remotos. Na presença de parâmetros de neuroimagiologia de angulação de FJs menor do que 600, independentemente da presença de tropismo, é possível realizar a artroplastia total da IVD. Quando a detecção de parâmetros de neuroimagens FJ, angulação mais do que 600, a estabilização rígida do segmento operado é recomendado, enquanto que na ausência do tropismo de FJs, uma fixação transfacetal contralateral é possível; na presença de tropismo, é conveniente realizar a estabilização transpedicular bilateral. Nível de Evidência II; Estudos prognósticos - Investigação do efeito de característica de um paciente sobre o desfecho da doença.

Descritores:
Coluna vertebral; Doença crônica; Articulação zigapofisária; Fusão Vertebral; Artroplastia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br