Acessibilidade / Reportar erro

CONCORDÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DE GOUTALLIER NA AVALIAÇÃO DO MÚSCULO MULTÍFIDO

RESUMO

Introdução:

A musculatura paravertebral é essencial para a biomecânica e estabilidade da coluna e tem sido demonstrado seu envolvimento na fisiopatologia das doenças da coluna vertebral. A avaliação qualitativa da degeneração muscular é usualmente feita pela análise da taxa de infiltração de gordura proposta pelo Sistema de Classificação de Goutallier.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é analisar a concordância intra e interobservador da Classificação de Goutallier para avaliação da degeneração gordurosa do músculo multífido por meio de exames de ressonância magnética.

Métodos:

Fizeram parte do estudo 68 pacientes, todos com diagnóstico de hérnia discal sintomática e com indicação cirúrgica. As imagens de ressonância magnética colhidas no pré-operatório foram analisadas por dois ortopedistas e dois estudantes de medicina e foram reavaliadas duas semanas depois. Foi realizada análise de confiabilidade intra e interobservador por meio do teste Kappa de Fleiss e pelos critérios de Landis e Koch. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do ambiente estatístico R (R Development Core Team, versão 3.3.1, 2016), e o nível de significância foi fixado em 5%.

Resultados:

As porcentagens de concordância intra e interobservadores foram, respectivamente, 86,76% e 61,03%. A concordância intraobservador foi quase perfeita e moderada interobservadores.

Conclusões:

O Sistema de Classificação de Goutallier demonstrou concordância moderada interobservador e intraobservador, sendo uma ferramenta relevante na avaliação da substituição gordurosa da musculatura paravertebral. Nível de evidência II; Estudo prospectivo para fins diagnósticos.

Descritores:
Músculos Paraespinais; Dor Lombar; Atrofia Muscular

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br