Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO DIÂMETRO E GEOMETRIA NO MACHEAMENTO DO ORIFÍCIO PILOTO NOS PARAFUSOS PEDICULARES

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o torque de inserção e a força de arrancamento de cada parafuso com diferentes diâmetros e machos.

Métodos:

Foram utilizados no estudo blocos de poliuterano com orifício piloto de 2,7mm, sendo feito um grupo experimentais com 5 blocos sendo avaliado o torque de inserção com torquímetro e avaliado o arrancamento de cada parafuso de parafusos Globus 5,5mm e 6,5mm.

Resultados:

A comparação do torque de inserção nos parafusos de 5,5mm entre a utilização de orifício piloto sem macheamento e o macheamento com diâmetro inferior ao diâmetro do parafuso (4,5mm) e rosca diferente, e com o macheamento com diâmetro igual do parafuso (5,5mm) e com rosca igual ou diferente apresentou diferença estatística com maior valor do torque de inserção no grupo em que o macheamento não foi realizado. Na força de arrancamento do parafuso 5.5mm o não macheamento do orifício piloto apresentou diferença estatística com o mesmo diâmetro do parafuso (5,5mm) e rosca diferente do parafuso. A força de arrancamento no parafuso 6,5mm foi maior no grupo em que o orifício piloto não foi macheado utilizando o teste não paramétrico de Kruskal Wallis com nível de significância adotado (p < 0,05) na comparação dos grupos.

Conclusões:

O macheamento do orifício piloto diminuiu o torque de inserção e resistência ao arrancamento do parafuso pedicular influenciando a fixação com macheamento com o mesmo diâmetro do parafuso e desenho de rosca diferente.

Descritores:
Coluna vertebral; Parafusos ósseos; Fusão vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br