Acessibilidade / Reportar erro

HEMANGIOBLASTOMA EXTRADURAL MEDULAR: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO

Objetivos:

Hemangioblastoma é um tumor vascular raro do SNC, que ocorre esporadicamente e pode ser associada à doença de Von Hippel-Lindau. Hemangioblastomas são responsáveis por 2-6% de todas as neoplasias da medula espinal e na terceira posição entre lesões, ocupando espaço intramedulares da medula espinal.

Métodos:

Foi a primeira vez em nossa prática que lidamos com hemangioblastoma paravertebral com o padrão de crescimento ampulheta. As fontes da literatura mundial descrevem apenas 3 casos de um tumor com esse padrão de crescimento. Aspectos cirúrgicos e diagnósticos de tratamentos do paciente são considerados.

Resultados:

Durante a operação, aderiu-se às seguintes fases: o recipiente de alimentação foi encontrado, os pólos do tumor foram encontrados, a dissecação da superfície do tumor foi feita, o tumor foi removido por um único bloco e a hemostasia da cavidade do tumor foi realizada.

Conclusões:

Hemangioblastoma de localização extradural é uma patologia muito rara, no entanto, quando sinais de MRI característicos de uma lesão vascular são identificados, o que é necessário para levar a cabo um exame suplementar, o qual pode incluir o estudo de perfusão CT e, se necessário, angiografia seletiva. Nível de Evidência V; Relato de caso.

Descritores:
Tumor da medula espinhal; Hemangioblatoma; Coluna vertebral; Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br