Acessibilidade / Reportar erro

ESPONDILOLISTESE DE ALTO GRAU EM ADULTOS: REDUÇÃO E FIXAÇÃO MONOSSEGMENTAR

Objetivo:

Avaliar um método de redução de espondilolistese de alto grau em adultos com fixação monossegmentar, preservando o nível adjacente e a melhora do equilíbrio sagital.

Métodos:

Foram avaliados prospectivamente 12 pacientes adultos portadores de espondilolistese de alto grau (III e IV), submetidos a tratamento cirúrgico pela mesma equipe. Foram incluídos 7 mulheres e 5 homens, com média de idade de 37 anos e quadro de lombociatalgia sem melhora com o tratamento conservador. A técnica cirúrgica utilizada foi redução total ou parcial pelo sistema Spondylolisthesis Reduction Instrument (SRI), instrumentando-se somente o nível acometido e poupando, assim, o nível adjacente, associado à artrodese 360º.

Resultados:

Em nove pacientes o nível L5-S1 foi acometido, L4-L5 em dois pacientes e VT-S1 em um paciente. O tipo ístmico predominou em nove pacientes, o displásico em dois e listese iatrogênica em um paciente. Os pacientes foram avaliados por meio da escala de Oswestry, que mostrou média pré-operatória de 59% e pós-operatória de 12,4% (P < 0,05). Houve melhora significativa do ângulo de escorregamento médio de 54,66% para 9,5% (35% a 0%). Não houve complicações como infecção, lesão neurológica ou quebra de material.

Conclusão:

O método de redução da listese de alto grau, instrumentando-se somente o nível acometido, traz bons resultados, com controle do quadro álgico e melhora funcional dos pacientes, porém necessita de um follow-up maior para melhor avaliação.

Coluna vertebral; Espondilolistese; Dor lombar; Artrodese


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br