Acessibilidade / Reportar erro

O laboratório de matemática como espaço de formação de professores1 1 Uma versão preliminar deste trabalho foi apresentada no VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática realizado em julho de 2017 na Universidad Complutense de Madrid. Além disso, o presente trabalho foi realizado com apoio parcial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001.

Le laboratoire de mathématiques commeespace de formation des professeurs

El laboratorio de matemáticas como espacio de formación de professores

RESUMO

O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Prática de Ensino; Matemática; Laboratórios

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br