Acessibilidade / Reportar erro

MAPEAMENTO E IMPORTÂNCIA DE PROJETOS PARA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM STEM

MAPEO E IMPORTANCIA DE PROYECTOS PARA LA EQUIDAD DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN STEM

CARTOGRAPHIE ET IMPORTANCE DES PROJETS D’ÉQUITÉ DE GENRE DANS L’ÉDUCATION EN STEM

Resumo

Neste artigo, mapeamos os projetos contemplados nas chamadas do Conselho Nacional de Desen- volvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de 2013 e de 2018, e buscamos compreender, por entrevistas a cinco coordenadoras, suas percepções sobre a importância dos projetos. Identificamos a capilaridade no país e o aumento da liderança feminina nos projetos contemplados em 2018. Apontamos a dimensão social, formativa e pessoal na narrativa das coordenadoras sobre a importância dos projetos na atuação em áreas de vulnerabilidade social, na formação de futuros docentes e na relação universidade-escola, e a incorporação de uma perspectiva feminista interseccional nas políticas de equidade de gênero na educação em ciências.

RELAÇÕES DE GÊNERO; EQUIDADE; EDUCAÇÃO STEM; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br