Acessibilidade / Reportar erro

COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EFEITOS E DESAFIOS - UMA SCOPING REVIEW

LEARNING COMMUNITIES: EFFECTS AND CHALLENGES - A SCOPING REVIEW

COMUNIDADES DE APRENDIZAJE: EFECTOS Y DESAFÍOS - UNA SCOPING REVIEW

COMMUNAUTÉS D’APPRENTISSAGE: EFFETS ET DÉFIS - UNE SCOPING REVIEW

Resumo

O objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.

COMUNIDADE PROFISSIONAL DE APRENDIZAGEM; CULTURA ORGANIZACIONAL; METODOLOGIA DE PESQUISA; SCOPING REVIEW

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br