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PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

PRÁCTICAS DOCENTES Y RELACIONES ÉTNICO-RACIALES: REFLEXIONES DE LA SOCIEDAD BRASILEÑA

PRATIQUES D’ENSEIGNEMENT ET DISCRIMINATION RACIALE : REFLETS DE LA SOCIÉTÉ BRÉSILIENNE

Resumo

A discriminação racial é uma prática social que tem origens históricas no Brasil. Sua presença é naturalizada no espaço escolar em virtude do racismo estrutural da sociedade brasileira. Este artigo procura responder à seguinte questão: Como os professores agem diante de situações de discriminação racial? A resposta a essa questão inspira-se na sociologia pragmática, a qual deu suporte teórico e metodológico para uma etnografia sociológica, que recolheu narrativas de professores, na forma de entrevistas, sobre as práticas docentes frente às situações reais nas quais a identidade racial é mobilizada. Além de ratificar a dificuldade dos professores em lidar com racismo como um reflexo da sociedade brasileira, os dados revelaram que o investimento na formação docente é mais produtivo quando os docentes possuem boas condições de trabalho.

DISCRIMINAÇÃO RACIAL; RACISMO; COMPORTAMENTO DO PROFESSOR; SOCIOLOGIA

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