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Acesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais

Indirect access to higher education: decisions of state courts of justice

L'accès à l'enseignement supérieur: les décisions des tribunaux de justice des états

Acceso oblicuo a la educación superior: decisiones de tribunales de justicia estaduales

Analisam-se decisões judiciais que versaram sobre ingresso na educação superior, buscando identificar o entendimento majoritário dos Tribunais de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro a respeito de demandas com base na nota obtida pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Justifica-se a opção por esses tribunais por concentrarem a maior parte das decisões sobre a temática. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa. Observou-se ampla concessão judicial, com o uso de argumentos que contrariam as normas de limitação de idade para a concessão da certificação, assim como desconsideram os objetivos democratizantes dessa ação integrante das políticas de acesso à educação superior para jovens e adultos. Infere-se que os tribunais promoveram um acesso oblíquo à educação superior.

Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Tribunal de Justiça; Acesso ao Ensino Superior; ENEM


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