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O novo (velho) paradigma educacional para o Século XXI1 1 Este artigo é derivado de uma proposta de trabalho apresentada na XI Reunião Científica da Região Sul da Anped. Disponível em: <http://www. anpedsul2016.ufpr.br/wpcontent/ uploads/2015/11/ eixo21_RAFAEL-RODRIGOMUELLER. pdf>.

The new (old) educational paradigm for the 21st Century

Le nouveau (vieux) paradigme éducatif pour le XXI Siècle

El nuevo (viejo) paradigma educacional para el Siglo XXI

RESUMO

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - Paica -, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

Palavras chave:
Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - PAICA; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE; Trabalho; Educação

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