Acessibilidade / Reportar erro

AFETIVIDADE PERCEBIDA E SENTIDA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AFFECTION PERCEIVED AND FELT: REPRESENTATIONS OF PRIMARY EDUCATION STUDENTS

AFFECTIVITÉ PERÇUE ET RESSENTIE: REPRÉSENTATIONS DES ÉLÈVES DE L’ENSEIGNEMENT FONDAMENTAL

AFECTIVIDAD PERCIBIDA Y SENTIDA: REPRESENTACIONES DE ALUMNOS DE ENSEÑANZA FUNDAMENTAL

Resumo

Afetos vividos por alunos no ambiente escolar influenciam o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar como os estudantes percebem o ambiente da aprendizagem e quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender, bem como mensurar as diferenças de gênero. Participaram 312 alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de cidade no interior de São Paulo. Foi aplicada a Técnica de Associação Livre de Palavras e os resultados evidenciam que os meninos têm sentimentos e percepções mais negativas relativas à escola e ao relacionamento com o professor. As meninas têm sentimentos mais positivos e os negativos são direcionados para si. A pesquisa colabora para o campo da formação de professores, ao discutir as relações entre afetividade e cognição.

REPRESENTAÇÃO; AFETIVIDADE; EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM; RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br