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O CAPITAL CULTURAL E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES CONTEMPORÂNEAS

CULTURAL CAPITAL AND THE PRODUCTION OF CONTEMPORARY SCHOOL INEQUALITIES

EL CAPITAL CULTURAL Y LA PRODUCCIÓN DE LAS DESIGUALDADES ESCOLARES CONTEMPORÁNEAS

LE CAPITAL CULTUREL ET LA PRODUCTION DES INÉGALITÉS SCOLAIRES CONTEMPORAINES

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do conceito de capital cultural na explicação das desigualdades escolares contemporâneas. Partindo de dois balanços recentes sobre o uso do conceito no universo científico de língua inglesa e na literatura sociológica francófona, o texto tenta responder às seguintes questões: a posse da riqueza cultural ainda é um trunfo escolar decisivo para a obtenção do êxito escolar? Em que medida isso ainda ocorre após décadas de profundas transformações sociais e educacionais? A análise evidenciou que: (i) as práticas culturais consagradas são hoje menos rentáveis e menos transmissíveis do que no passado; (ii) os investimentos econômicos dos pais têm se mostrado cada vez mais um elemento impulsionador do sucesso escolar dos filhos.

DESIGUALDADE SOCIAL; HERANÇA CULTURAL; DESIGUALDADE EDUCACIONAL; RENDIMENTO ESCOLAR

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