Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos de Pesquisa, Volume: 43, Número: 148, Publicado: 2013
  • EDITORIAL Editorial

    Kuhlmann Jr., Moysés
  • Apresentação Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Bhering, Eliana; Abuchaim, Beatriz
  • Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Campos, Maria Malta

    Resumo em Português:

    O artigo compara os diferentes percursos seguidos pelo debate e pelas políticas de avaliação da qualidade da Educação Infantil e das demais etapas educacionais, mostrando como até recentemente essa evolução apresentou traços muito distintos. Aponta, porém, que essa tendência parece estar mudando recentemente, com a crescente pressão pela introdução de sistemas externos de avaliação de resultados nas redes de Educação Infantil, seguindo modelos já implantados nos outros níveis de ensino. A partir dessa constatação, o artigo discute alguns dos dilemas e dos desafios que se colocam para as políticas e programas de Educação Infantil em relação à avaliação de seus resultados, tanto na perspectiva da aferição de sua qualidade presente, como também tendo em vista seu impacto no aproveitamento escolar das crianças na continuidade de sua educação.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo compara los diferentes recorridos seguidos por el debate y las políticas de evaluación de la calidad de la Educación Infantil y de las demás etapas educativas, mostrando cómo hasta hace poco dicha evolución presentó rasgos muy distintos. Sin embargo, señala que esta tendencia parece estar cambiando recientemente, con la creciente presión por la introducción de sistemas externos de evaluación de resultados en las redes de Educación Infantil, de acuerdo con modelos ya implantados en los demás niveles de enseñanza. A partir de esta constatación, el artículo discute algunos de los dilemas y desafíos que se plantean para las políticas y programas de Educación Infantil en lo que concierne a la evaluación de sus resultados, tanto desde la perspectiva de la verificación de su calidad presente, como también al tener en cuenta su impacto en el aprovechamiento escolar de los niños en la continuidad de su educación.

    Resumo em Inglês:

    This article compares the different courses of the debate on and the policies of quality evaluation in Early Childhood Education and other basic education stages, demonstrating that until recently their evolution presented very distinct traits. However, it highlights that lately this trend seems to have changed considering the increasing pressure to introduce in the Early Childhood Education network some external assessment systems in order to follow some models that are already implemented in other levels of the education system. Based on this evidence, the article discusses some of the dilemmas and challenges that Early Childhood Education policies and programs have to face related to evaluations, both in view of its quality assessment as well as its impact on children' school progress upon the continuation of their education.
  • Políticas de educação infantil e avaliação Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Rosemberg, Fúlvia

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo apresentar e discutir tensões no debate contemporâneo sobre avaliação na/da educação infantil brasileira, a partir da distinção entre política de avaliação na/da educação infantil e avaliação da política de educação infantil. O texto argumenta que se está iniciando o processo de construção do problema social "avaliação" na arena de negociações da política de educação infantil, daí embates em torno de posições bipolares nos modelos de avaliação propugnados e criticados. Ressalta a importância de cuidados éticos e da explicitação de posições políticas nas pesquisas avaliativas em educação infantil e alerta para o perigo de transpor para a educação infantil modelos hegemônicos adotados no Brasil para outras etapas de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene el propósito de presentar y discutir tensiones en el debate contemporáneo sobre evaluación en la/de la educación infantil brasileña, a partir de la distinción entre política de evaluación en la/de la educación infantil y evaluación de la política de educación infantil. El texto argumenta que se está iniciando el proceso de construcción del problema social "evaluación" en la arena de negociaciones de la política de educación infantil, y ello ocasiona embates en torno a posiciones bipolares en los modelos de evaluación propugnados y criticados. Subraya la importancia de cuidados éticos y de la explicitación de posiciones políticas en las investigaciones evaluativas en educación infantil y alerta sobre el peligro de transponer hacia la educación infantil modelos hegemónicos adoptados en Brasil para otras etapas de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present and discuss tensions in the contemporary debate about the assessment in/of Brazilian early childhood education, based on the distinction between evaluation policy in/of early childhood education and policy evaluation of early childhood education. The text argues that the process of building the social problem "assessment" is beginning in the arena of negotiations in early childhood education policy, which gives rise to clashes concerning bipolar positions in the assessment models proposed and criticized. It emphasizes the importance of ethical considerations and of explicitation of political positions in evaluative research in early childhood education and warns against the danger of transferring to early childhood education hegemonic models adopted in Brazil at other stages of education.
  • O uso de escalas de avaliação de ambientes na educação infantil Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Harms, Thelma

    Resumo em Português:

    Embora a ECERS tenha sido amplamente utilizada para orientar a melhoria de programas de educação infantil, relativamente pouco tem sido relatado sobre sua aplicação prática. Este artigo explora as qualidades que tornaram a ECERS útil em programas que atendem crianças de diferentes culturas e origem socioeconômica nos Estados Unidos e em outros países. A ECERS inclui indicadores para avaliar as três necessidades básicas comuns a todas as crianças: proteção da saúde e segurança, apoio e orientação para desenvolvimento social/emocional e estímulos de linguagem e desenvolvimento cognitivo. A escala é usada em diferentes países, culturas e idiomas, utilizando diferentes currículos, com apenas pequenos ajustes. A fim de assegurar a comparabilidade estão disponíveis materiais de treinamento, protocolos para prática de campo e requisitos para traduções. São descritos o uso das escalas na Quality Rating and Improvement Systems nos Estados Unidos, assim como sua utilização internacional generalizada.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque a menudo se ha utilizado la ECERS para orientar la mejora de programas de educación infantil, relativamente poco ha sido relatado sobre su aplicación práctica. Este artículo explora las calidades que hicieron que la ECERS fuera útil en programas que atienden a niños de diferentes culturas y origen socioeconómico en Estados Unidos y otros países. La ECERS incluye indicadores para evaluar las tres necesidades básicas comunes a todos los niños: protección de la salud y seguridad, apoyo e orientación para el desarrollo social/emocional y estímulos de lenguaje y desarrollo cognitivo. Se aplica la escala en distintos países, culturas e idiomas, utilizando diferentes currículos, con tan sólo pequeños ajustes. A fin de asegurar la comparabilidad se encuentra disponible material para capacitación, protocolos para práctica de campo y requisitos para traducciones. Se describe el uso de las escalas en Quality Rating and Improvement Systems de Estados Unidos, así como su utilización internacional generalizada.

    Resumo em Inglês:

    Although the ECERS has been widely used to guide program improvement, relatively little has been reported about this practical application. This paper explores the qualities that have made ECERS useful in the USA and other countries in programs serving children from different cultures and socio/economic backgrounds. The ECERS includes indicators to assess the three basic needs common to all children: protection of health and safety, support and guidance for social/emotional development and stimulation of language and cognitive development. It is used in different countries, cultures, and languages, using different curricula, with only minor adjustments. Training materials, protocols for field practice and requirements for translations to assure comparability are available. Use of the scales in the Quality Rating and Improvement Systems in the USA, as well as widespread international use are described.
  • Estudos em larga escala de educação infantil nos Estados Unidos Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Clifford, Richard M.

    Resumo em Português:

    A versão revisada da escala Early childhood environment rating scale tem sido amplamente utilizada em pesquisas sobre os programas para crianças em idade pré-escolar, muitas das quais realizadas nos EUA. No artigo três grandes estudos são apresentados e discutidos no contexto da educação infantil nos Estados Unidos, e seus resultados indicam que a escala é um recurso valioso na análise da qualidade dos serviços prestados em vários tipos de configurações de educação infantil. É descrito o sucesso do uso de dados da referida escala para influenciar políticas públicas e esforços de melhoria dos programas, e são discutidos cuidados e lições aprendidas com o uso prolongado desse instrumento.

    Resumo em Espanhol:

    La versión revisada de la escala Early childhood environment rating scale viene siendo ampliamente utilizada en investigaciones sobre los programas para niños en edad preescolar, muchas de ellas realizadas en EE.UU. En el artículo, tres grandes estudios son presentados y discutidos en el marco de la educación infantil en Estados Unidos, y sus resultados indican que la escala es un valioso recurso para analizar la calidad de los servicios prestados en varios tipos de configuraciones de educación infantil. Se describe el éxito del uso de los datos de la referida escala para influenciar políticas públicas y los esfuerzos para mejorar los programas, así como se discuten cuidados y lecciones aprendidas con el uso prolongado de dicho instrumento.

    Resumo em Inglês:

    The revised version of the Early childhood environment rating scale has been widely used in studies of preschool-age children, many of which have been conducted in the United States. In this article three major studies are presented and discussed in the context of US early childhood education, and their results show that the Scale is a valuable tool in analyzing the quality of service delivered in several different early childhood education configurations. The successful use of data from the Scale to influence public policies and efforts to improve programs is described, and the lessons learned from - and necessary precautions in - the prolonged use of this instrument are discussed.
  • Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política Tema Em Destaque - Avaliação Da Qualidade De Educação Infantil

    Melhuish, Edward

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, acumularam-se evidências que relacionam a experiências das crianças na educação infantil com resultados de longo prazo no desenvolvimento infantil. A oferta da educação infantil depende dos contextos social e econômico dos países, o que leva a uma grande diversidade das políticas adotadas entre eles. Utilizam-se dados internacionais para evidenciar os benefícios de longo prazo que resultam da educação infantil de boa qualidade, enfatizando-se especialmente os dados do Reino Unido. Mostra-se que há benefícios para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional, com consequências não somente individuais, mas para toda a sociedade. Os dados internacionais mostram que a boa qualidade da educação infantil é parte essencial da infraestrutura para se obter o desenvolvimento de longo prazo nos Estados modernos.

    Resumo em Espanhol:

    En las últimas décadas, se acumularon evidencias que relacionan la experiencia de los niños en la educación infantil con resultados a largo plazo en el desarrollo infantil. La oferta de la educación infantil depende de los contextos social y económico de los países, lo que lleva a una gran diversidad de las políticas adoptadas entre ellos. Se utilizan datos internacionales para poner en evidencia los beneficios a largo plazo que resultan de la educación infantil de buena calidad, enfatizando especialmente los datos del Reino Unido. Se muestra que hay beneficios para el desarrollo social, cognitivo y educativo, con consecuencias no sólo individuales, sino para toda la sociedad. Los datos internacionales muestran que la buena calidad de la educación infantil es parte esencial de la infraestructura para obtener el desarrollo a largo plazo en los Estados modernos.

    Resumo em Inglês:

    In recent decades there has been an accumulation of evidence linking children's experience of early childhood education and care with longer-term child development outcomes. The provision of early childhood education and care is dependent upon the social and economic context of a country, which leads to great diversity between countries in the policy adopted. International evidence is used to show the longer-term benefits that result from good quality early childhood education and care, with particular emphasis on evidence from the UK. The evidence shows that benefits exist for social, cognitive and educational development and have consequences not only for individual but also for the wider society. International evidence indicates that good quality early education and care is an essential part of the infrastructure for longer term development in a modern state.
  • Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal Outros Temas

    Nunes, Maria Fernanda Rezende; Corsino, Patrícia; Kramer, Sonia

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa resultados da pesquisa interinstitucional Educação Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009), realizada por meio de questionário. O primeiro item faz considerações metodológicas sobre o universo investigado; o segundo trata da organização da Educação Infantil nas Secretarias Municipais de Educação e da cobertura do atendimento educacional; o terceiro analisa a formação dos profissionais, ingresso e carreira, recursos financeiros e materiais. Ao final, destacam-se avanços observados no período e indicam-se aspectos que necessitam com urgência entrar na agenda das políticas públicas municipais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza los resultados de la investigación interinstitucional Educação Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009), realizada por medio de un cuestionario. En el primer ítem se efectúan consideraciones metodológicas sobre el universo investigado; en el segundo se trata de la organización de la Educación Infantil en las Secretarías Municipales de Educación y de la cobertura de la atención educativa; en el tercer punto se analiza la formación de los profesionales, su ingreso y carrera, recursos financieros y materiales. Al final se destacan los avances que se observaron en dicho periodo y se indican aspectos que necesitan con urgencia entrar en la agenda de las políticas públicas municipales.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the results of the inter-institutional research Educação Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009), based on data of questionnaire. The first item develops methodological considerations on the universe investigated; the second concerns on early childhood education's organization in the municipalities and the coverage of educational care; the third discusses the professional training, career entry and path, as well as financial and material resources. The last part emphasizes the developments observed in the period and indicate the aspects that should urgently be part of the municipal public policies agenda.
  • Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche Outros Temas

    Buss-Simão, Márcia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo era identificar entre crianças pequenas, em um contexto de Educação Infantil, formas, significações e vias de transmissão de elementos culturais e sociais envolvendo a dimensão corporal. O grupo pesquisado era formado de meninas e meninos de 2-3 anos de idade de uma instituição pública de tempo integral situada em zona urbana. A partir de indicações dadas pelas próprias crianças, distinguiu-se a categoria gênero como central e constitutiva de suas relações e interações. Para uma análise das variações dentro do mesmo gênero, o foco foi dirigido aos meninos, procurando-se observar suas aproximações e distanciamentos dos modos de ser menino nesse contexto. O texto analisa ainda as fronteiras entre os gêneros, sem perder de vista que as separações não são fixas nem se dão a priori, mas são trabalhadas nas práticas culturais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una investigación cuyo propósito fue el de identificar entre niños pequeños, en un contexto de Educación Infantil, formas, significaciones y vías de transmisión de elementos culturales y sociales que se relacionaban con la dimensión corporal. El grupo investigado era formado por niñas y niños de 2-3 años de edad de una institución pública de tiempo completo que se ubicaba en una zona urbana. A partir de indicaciones proporcionadas por los mismos niños, se distinguió la categoría género como central y constitutiva de sus relaciones e interacciones. Para analizar las variaciones dentro del mismo género, el enfoque se dirigió a los varones, tratando de observar sus aproximaciones y distanciamientos de los modos de ser varón en dicho contexto. El texto analiza asimismo las fronteras entre los géneros, sin perder de vista que las separaciones no son fijas ni tampoco ocurren a priori, sino que son trabajadas en las prácticas culturales.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a study whose objective was to identify forms, meanings and modes of transmission of cultural and social body-related elements among young children in a context of early childhood education. The study group consisted of 2-3-year old girls and boys in a full-time public school situated in an urban area. From information given by the children themselves, the gender category was highlighted as central and constitutive of their relations and interactions. For an analysis of variations within the same genre, the focus was directed to the boys, trying to observe how close or how far their behavior is from the expected behavior of being a boy in that context. The text also examines the boundaries between the genres, without losing sight that the separations are not fixed, nor are given a priori, but are elaborated in cultural practices.
  • Práticas escolares e ideias infantis sobre o direito à privacidade Otros Temas

    Horn, Axel; Helman, Mariela; Castorina, José Antonio; Kurlat, Marcela

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta, em primeiro lugar, um resumo das ideias infantis sobre o direito à intimidade, evidenciado em nossas pesquisas. Em segundo lugar, mostra um levantamento bibliográfico de pesquisas que destacam o tratamento institucional das escolas sobre os direitos infantis, com a finalidade de começar a definir o contexto no qual as crianças constroem conhecimento. Em terceiro lugar, são apresentadas as primeiras categorias surgidas da análise das observações. Categorias que, ao contrário do que ocorre nas pesquisas revisadas, apresentam a vantagem de terem sido elaboradas com o objetivo específico de destacar as ações institucionais que têm como objeto a intimidade dos alunos, tanto para preservá-la como para expô-la. Por último, realiza-se uma análise que começa a vincular, de maneira provisória, as produções cognoscitivas infantis com as condições sociais em que elas se originam. Esta última abordagem é realizada triangulando evidência empírica surgida de ambas as técnicas de obtenção de dados empíricos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta, en primer lugar, un recorrido por las ideas infantiles sobre el derecho a la intimidad realizado en nuestras investigaciones. En segundo lugar, muestra un rastreo bibliográfico de investigaciones que ponen de relieve el tratamiento institucional que tienen las escuelas sobre los derechos infantiles, con la finalidad de comenzar a definir, de manera general, el contexto en el que los niños construyen conocimiento. En tercer lugar, se presentan las primeras categorías surgidas del análisis de las observaciones. Las mismas poseen la riqueza, a diferencia de las elaboradas en las investigaciones de las que se pasa revista, de haberse realizado con el objetivo específico de relevar las acciones institucionales que se dirigen y tienen como objeto la intimidad de los alumnos, ya sea para considerarla o vulnerarla. Por último, se realiza un análisis que comienza a vincular, de manera provisoria, las producciones cognoscitivas infantiles con las condiciones sociales en las que se originan. Esto último se realiza triangulando la evidencia empírica surgida de ambas técnicas de obtención de datos empíricos.

    Resumo em Inglês:

    This article begins with the presentation of our previous study on children's ideas about their right to privacy. It continues with a review of the literature highlighting how schools treat children's rights, in order to begin to define, in general terms, the context in which children construct knowledge. Next, the article presents the first categories that have emerged from an análisis of the data. These are precious categories because of their specific objective of relieving institutional actions related with students' privacy, whether to take it into or to challenge it. This relationship has not been addressed in the literature before. Finally, it presents an analysis that links, provisionally, the children's cognitive productions with the social conditions under which they are built. This is done by triangulating the empirical evidence of both data collection techniques.
  • Autoridade, infância e "crise na educação" Outros Temas

    Ohlweiler, Mariane Inês; Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada "crise na educação" e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como "cada vez pior" e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto discute el concepto de autoridad en Hannah Arendt, articulándolo al pensamiento de otros autores, como Dufour y Agamben, en relación a la llamada "crisis en la educación" y a los cuestionamientos acerca de los modos de educar a las nuevas generaciones. Analizamos declaraciones de niños de 8 a 11 años de una escuela pública, con el objetivo de problematizar las percepciones que han sido construidas acerca de la dificultad de educar. El estudio indica que los niños conciben la educación como "cada vez peor" y señalan diferencias significativas entre modos de educar y de ejercer el poder en la actualidad en relación a lo que ocurría con generaciones anteriores. El análisis sugiere la urgencia de estudios que articulen prácticas de autoridad con el ejercicio de la escucha y de la circulación de la palabra entre las diferentes generaciones.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the concept of authority in Hannah Arendt, also in Dufour and Agamben, related to so-called "crisis in education". We analyzed statements of children between eight and eleven years old, from a public school, in order to problematizing their perceptions on the difficulty of educating in our times. The study indicates that students qualify actual education as "getting worse". In addition, our research indicates that children have a particular perception about significant differences about ways of exercising authority today, in comparison to previous generations. The analysis suggests the urgency for studies that articulate practices of authority with the exercise of listening and the "circulation of word" among children, young people and the adults.
  • Um modelo de assessoria das escolas chilenas baseado no acompanhamento docente Otros Temas

    Silva-Peña, Ilich; Labra, Isabel Salgado; Sandoval, Ana

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve o processo de construção de um modelo de assessoria a escolas no âmbito de um projeto piloto desenvolvido pelo governo do Chile em conjunto com universidades. Apresenta-se, por um lado, o contexto em que se desenvolveu a assessoria e, por outro, os principais avanços que possibilitaram a construção de uma proposta de abordagem da assessoria a estabelecimentos por parte de instituições preocupadas em melhorar a educação. Para finalizar, apontam-se algumas dificuldades na implementação do modelo e se fazem projeções do trabalho realizado, identificam-se as limitações com que se depara ao abordar um processo de assessoria com essas características e se deixam em aberto algumas questões que possibilitarão avanços em um processo mais efetivo de construção do modelo de assessoria a estabelecimentos educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo describe el proceso de construcción de un modelo de asesoría a escuelas en el marco de un proyecto piloto desarrollado por el Gobierno de Chile en conjunto con Universidades. Se da cuenta, por un lado, del contexto en el cual se desarrolló la asesoría, y por otro de los principales avances que han permitido la constitución de una propuesta de abordaje de la misma a establecimientos educacionales por parte de instituciones que propenden al mejoramiento educativo. Para finalizar se advierten algunas dificultades en la implementación del modelo y se establecen proyecciones del trabajo realizado, se identifican las limitantes que se tiene al abordar un proceso de asesoría de estas características, y se dejan abiertas algunas interrogantes que permitirán avanzar en un proceso más efectivo de construcción del modelo de asesoría a establecimientos educacionales.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the construction of a model aiming to support schools in a project developed by Chilean government and universities. It shows the context of consultancy and its principal advances, this allowing do make a proposal for the educational improvement. There is an advertence about some difficulties in the implementation of the model and there are explained the projections for this work. There are identified the limits for the approach of this kind of consultancy and some questions remain open for the future advance of a more effective consultancy in our country and in Latin America.
  • Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA Outros Temas

    Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisamos, em práticas de cuidado, controle e organização da casa, os modos pelos quais relações de gênero conformam práticas matemáticas. O material empírico foi produzido em uma associação de catadores de materiais recicláveis e se compõe de gravação de aulas e oficinas pedagógicas, registros de episódios e entrevistas. O referencial teórico e metodológico dialoga com estudos de gênero, investigações de práticas de numeramento e estudos de Michel Foucault relativos ao discurso. A atenção que legamos às práticas matemáticas neste estudo é motivada pela fertilidade das situações que as envolvem nas atividades domésticas e no contexto escolar, naturalizando e institucionalizando, sob a égide de uma racionalidade de matriz cartesiana, diferenciações e desigualdades de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo analizamos, por medio de prácticas de cuidado, control y organización de la casa, los modos por los cuales las relaciones de género conforman prácticas matemáticas. El material empírico se produjo en una asociación de cartoneros y se compone de la grabación de clases y talleres pedagógicos, registros de episodios y entrevistas. El referente teórico y metodológico dialoga con los estudios de género, las investigaciones de prácticas de numeración y los estudios de Michel Foucault relativos al discurso. La atención que dedicamos a las prácticas matemáticas en este estudio ha sido motivada por la fertilidad de las situaciones en que se encuentran presentes en las actividades domésticas y el contexto escolar, naturalizando e institucionalizando, bajo la égida de una racionalidad de matriz cartesiana, diferenciaciones y desigualdades de género.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we analyze how gender permeates the practices of caring, organizing and controling the home, and how they shape mathematical practices. The empirical material used for this purpose was produced in the warehouse of an association for collectors of recyclable materials. It is constituted of recordings from classrooms, pedagogical workshops, and episodes that we witnessed, as well as interviews. The theoretical basis and methodology used establishes a dialogue between studies of gender and numeracy practices, and Michel Foucault's contributions to the field of discourse. The attention that we dedicate to mathematical practices in this study is motivated by the variety of the situations at home and at school, naturalizing and institutionalizing - under the aegis of the Cartesian matrix - gender differentiations and inequalities.
  • Educação sexual: estudo comparativo entre escolas no Brasil e em Cuba Otros Temas

    Silva, Denise Quaresma da; Guerra, Oscar Ulloa

    Resumo em Português:

    Este artigo compara o ensino de educação sexual nas instituições educativas, uma em Novo Hamburgo (RS, Brasil) e a outra em Santiago de Cuba (Cuba). Elencam-se contribuições para compreender a educação sexual, especificamente ancoradas nos pressupostos teóricos emergentes dos estudos culturais, assim como em alguns estudos atuais. Apresentam-se resultados qualitativos obtidos nas entrevistas com diretores e docentes das escolas pesquisadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda una caracterización de las prácticas de educación sexual en instituciones educativas de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, y de Santiago de Cuba, Cuba. En el estudio realizado rescatamos aportaciones para la comprensión de la educación sexual, específicamente a partir de presupuestos teóricos provenientes de estudios culturales, así como de estudios actuales que abordan el tema. También se presentan resultados cualitativos obtenidos a través de entrevistas realizadas a directivos/as y docentes de las escuelas estudiadas.

    Resumo em Inglês:

    The article compares sex education as it is taught in two schools, one in Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul, Brazil) and the other in Santiago de Cuba (Cuba). It is based upon the theoretical assumptions of cultural studies and other recent studies on sex education. The qualitative analysis relied on interviews with both schools principals and teachers, of which the results are here presented.
  • Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico Outros Temas

    Daflon, Verônica Toste; Feres Júnior, João; Campos, Luiz Augusto

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza las distintas modalidades de acciones afirmativas raciales vigentes en las universidades públicas brasileñas hasta el 2012. A partir de un levantamiento de las leyes y resoluciones que reglamentan dichas políticas, cruzadas con microdatos producidos por el Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, trazamos un panorama de la acción afirmativa en el país. Nuestro esfuerzo se destina a explicitar los diferentes diagnósticos acerca de las desigualdades educativas en Brasil en los que se basan las universidades para elaborar sus políticas e investigar de qué manera adoptan procedimientos para mitigar las desigualdades en la admisión a sus cursos, enfrentando el desafío de transformar categorías sociológicas como clase, raza y etnicidad, así como demandas gubernamentales y de movimientos sociales, en criterios que orienten las políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses current (up to 2012) race-based affirmative actions of various kinds in effect in Brazilian public universities. By drawing on laws and resolutions that regulate such actions, it resorts to microdata from the National Institute for Educational Research to present an overview of affirmative action in the country's public higher education. The aim is to bring out the universities' various diagnoses on education inequality on which they rely to define their student selection policies, and expose the procedures they adopt to lessen inequality, facing the challenge of transforming sociological categories such as class, race and ethnicity into public policy criteria, while dealing with demands from both government and social movements.
  • Apresentação Temas Em Debate - Responsabilização E Prestação De Contas Na Avaliação

    Bauer, Adriana
  • Controvérsias sobre políticas de alto impacto Temas Em Debate - Responsabilização E Prestação De Contas Na Avaliação

    Brooke, Nigel
  • Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética Temas Em Debate - Responsabilização E Prestação De Contas Na Avaliação

    Freitas, Luiz Carlos de
  • Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care Resenhas

    Tartuce, Gisela Lobo B. P.
  • A voz e a escuta: encontros e desencontros entre a teoria feminista e a sociologia contemporânea Resenhas

    Ricoldi, Arlene Martinez
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br