Acessibilidade / Reportar erro

Guerra de imagens, imagens da guerra* * Este artigo é baseado em minha palestra no evento comemorativo aos 20 anos do Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, realizada em Campinas, 10 de setembro de 2014, Auditório do IEL. Mesa coordenada por Iara Beleli, a quem agradeço o convite.

Resumo

Revisito aqui duas incursões que fiz à análise da mídia, através dos artigos que se relacionam com o tema da mesa: “Japonês está para TV assim como mulato para cerveja – estereótipos raciais na publicidade brasileira” (Rial, 1995) e “Guerra de Imagens, imagens da guerra” (Rial, 2007), sobre os estupros no Iraque e seu quase silencio na mídia, pois embora tratem de temas muitos diversos ambos apontam para as representações estereotipadas de diferenças sociais na mídia, no primeiro caso de raça, no segundo de gênero, etnia e religião.

Mídia; Publicidade; Gênero

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br