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O paradigma heteronormativo e a prática com grupos LGBT* * Resenha de MALLON, Gerald Patrick (ed.). Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People. New York, Routledge, 2008. A publicação da terceira edição, prevista para 2016, foi antecipada pela editora e encontra-se em fase de impressão. Recebida para publicação em 16 de novembro de 2013, aceita em 22 de janeiro de 2015.

O livro Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People, organizado por Gerald P. Mallon, em sua segunda edição, atualizou o estado da arte sobre o tema e acrescentou estudos sobre indivíduos bissexuais e transgênero (termo cuja imprecisão será discutida ao longo do livro).

Resultado de 30 anos de pesquisas e práticas do editor nos campos do Serviço Social, da advocacia, de bem estar infantil, adoção e novos modelos de famílias, o livro toma como base a sociedade norte-americana, apresentando-a para além do rótulo de uma sociedade composta por brancos, anglo saxões e protestantes, WASP, revelando a diversidade de um país que possui Estados como Havaí, Novo México, Alaska, Porto Rico (Estado associado), Ilhas Virgens, Guam e Samoa Americana (territórios não incorporados) e tem recebido imigrantes de todas as partes do mundo, com destaque para os de origem latina.

As teses apresentadas pelos autores referem-se às pessoas LGBT que apresentam algum tipo de problema e que buscam a ajuda especializada. Em nenhum momento a ideia de que todas as pessoas LGBT necessitam de ajuda é apresentada, muito pelo contrário, fica bastante claro o pressuposto de que a maior parte das pessoas LGBT "é feliz, saudável, realizada profissional e emocionalmente" (Mallon, 2008:12MALLON, G P . (ed.) Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People. New York: Routledge, 2008.).

Estruturado em quinze capítulos, o livro procura subsidiar pesquisadores e profissionais em sua prática com gays, lésbicas, bissexuais e transgênero, denominações que são polemizadas, discutidas e analisadas ao longo do texto. A divisão do livro concentra em blocos consecutivos de capítulos a análise pormenorizada da realidade LGBT: bases teóricas; denominações, conceitos, valores e ética; a problemática especifica de gays, lésbicas, bissexuais, transgênero, childhood genter nonconformity (CGN)1 1 Para evitar uma tradução imprecisa, optou-se por manter o conceito em inglês: childhood genter nonconformity (CGN). Sobre o conceito, sugere-se como literatura pertinente: Lippa, Richard (2008). "The Relation between Childhood Gender Nonconformity and Adult Masculinity-Femininity and Anxiety in Heterosexual and Homosexual Men and Women". Sex Roles 59 (9-10):684-93. doi:10.1007/s11199-008-9476-5; Skidmore, W.C.; Linsenmeier, J.A.W.; Bailey, J.M. (2006). "Gender Nonconformity and Psychological Distress in Lesbians and Gay Men". Archives of Sexual Behavior 35:685-97. doi:10.1007/s10508-006-9108-5, entre outros. ; a relação entre casais do mesmo sexo; a prática social face a face com as particularidades de cada grupo.

Logicamente amarrada, a obra permite para o leitor leigo, o pesquisador iniciante ou o profissional em início de carreira, construir, passo a passo, uma visão de mundo para que possa tratar, estudar, compreender e conviver com o universo LGBT. Para leitores experientes, é possível navegar pelo livro de modo a obter o conjunto de informações mais significativas para subsidiar seus objetivos, sejam de pesquisa ou de atuação profissional, posto que, embora se integrem a um projeto mais amplo proposto, cada capítulo possui suficiente autonomia para tratar aprofundadamente de uma questão específica, apresentando os objetivos, a revisão da literatura e as contribuições para a prática profissional.

O primeiro capítulo, escrito por Gerald P. Mallon, tem como ponto de partida a sua prática como docente e profissional e a constatação do despreparo de parte dos estudantes de serviço social e profissionais de diversas áreas, já atuantes, para lidar com pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero (LGBT), mediadas quase sempre por estereótipos, preconceitos e falsas impressões. A partir de uma abordagem ecológica, nos termos propostos por autores como Carol B. Germain e Alex Gitterman, Mallon propõe a incorporação do modelo ecológico, reunindo ambiente e a compreensão da experiência única de cada indivíduo: "nosso modo para encontrar significado para os eventos da vida, para explicar nossa experiência de vida para os outros e para nós mesmos, é o que nos faz seguir em frente" (Gitterman e Germain, 2008:145GITTERMAN, A. e GERMAIN, CB . The Life Model of Social Work Practice Advances in Theory and Practice. New York: Columbia Press University, 2008., tradução nossa), para a análise mais significativa de cada caso. Mallon apresenta e discute casos nos quais trabalhou, diferentes formas de abordagem e, principalmente, procura destacar a importância do conhecimento derivado de casos individuais para a própria teorização sobre o assunto.

A ética e os valores centrais envolvidos no contato com pessoas LGBT constituem-se no objeto do segundo capítulo, escrito por Peggy McCartt Hess e Nancy Feldman, que apresentam os dilemas e desafios do assistente social. A questão ética não é tratada de modo cartorial, apenas apoiada na legislação ou em códigos de ética e de conduta, mas apresenta as várias nuances que envolvem o trato com clientes, mais claramente, com pessoas LGBT que apresentam algum tipo de problema e buscam a ajuda de profissionais ou instituições.

Karina L. Walters e Roy L. Old Person Jr., autores do terceiro capítulo, examinam a identidade LGBT e a do grupo chamado LGBTOC (LGBT people of color), discutindo heterossexismo, racismo, sexismo e as pressões para atender a modelos sociais diferentes, resultantes do processo de stress-coping, ou seja, as posturas que vêm sendo adotadas pelo grupo diante de fatores opressores, como experiências negativas, rejeição e preconceito. O estresse provocado pela imposição social quanto a um padrão de comportamento tem sido frequentemente destacado por autores da área. Cabe aqui mencionar, entre outros, Seffner (2006)SEFFNER, F. Visibilidade e atravessamento de fronteiras. Arquipélago: Revista de livros e idéias, nº 7, Porto Alegre (RS), IEL/CORAG, outubro de 2006, pp.28-30., para quem "[...] a sociedade busca normalizar gays, lésbicas e travestis, insistindo na inclusão [...] dos que se esforçam por parecer normais e são bem comportados. (Seffner, 2006:30SEFFNER, F. Visibilidade e atravessamento de fronteiras. Arquipélago: Revista de livros e idéias, nº 7, Porto Alegre (RS), IEL/CORAG, outubro de 2006, pp.28-30.).

Focado na bissexualidade, o quarto capítulo, inicia-se com a discussão do conceito. Partindo do pressuposto de que na sociedade contemporânea a bissexualidade apresenta interpretações diversas, Geordana Weber e Kathy T. Heffern, apresentam diferentes conceitos, discutem mitos e verdades sobre a bissexualidade, bem como questões clínicas e implicações para a prática do assistente social, apresentando um conjunto de situações comuns ao grupo e estratégias de enfrentamento.

O quinto capítulo vai à raiz do termo transgênero, mostrando que tal denominação não é a mais adequada, em função de uma série de razões que Carrie Davis elenca. Os estudos sobre childhood genter nonconformity (CGN) ajudam a compreender a visão equivocada que o emprego do termo enseja, trazendo para o indivíduo uma série de barreiras profissionais, institucionais e emocionais.

Os capítulos seis e sete dedicam-se a esmiuçar a prática profissional com pessoas lésbicas e gays, respectivamente, apresentando as idiossincrasias, problemas comuns, formas de reação, bases de rejeição, e levantando possibilidades de práticas adequadas para com ambos os grupos. Sarah Jane Dott e Laura C. Broker iniciam seu artigo perguntando "Quem são as lésbicas?" As respostas não são fáceis e passam pelas situações de abuso, pelo papel da mulher na sociedade, pelo heterocentrismo e pela homofobia. Michell Schernoff traz a tona temas nem sempre discutidos, como a violência doméstica, a violência antigay, o gay no espaço rural, os papéis dos casais gays, incluindo as controversas terapias de conversão sexual, a questão da AIDS e da morte.

Os casais lésbicos e gays são o tema dos capítulos oito e nove, traçando um quadro da problemática de relação com os filhos e com a sociedade. Laura C. Broker e Sarah Jane Dott, as mesmas autoras do capítulo sobre lésbicas, partem daí para discutir as formas de relação entre duas mulheres, a co-maternidade, a violência doméstica entre casais lésbicos e a dinâmica dessa forma de relacionamento à luz do conceito tradicional de casais lésbicos nos moldes da psicanálise e em confronto com o modo como a psicologia feminista o desmascarou. Ao apontar os problemas centrais dos casais gays - a homofobia internalizada, o heterocentrismo, a identidade gay -, a definição (ou não) de papéis e as dificuldades de socialização são examinadas por L. Donald McVinney, ampliando o quadro conceitual que pode dar suporte aos estudos que envolvam os casais gays em uma sociedade que os vê quase sempre de forma distorcida e extremamente embaçada pela ótica heterossexual.

Após apresentadas questões específicas de cada grupo, os próximos cinco capítulos se dedicam a aprofundar a prática com pessoas LGBT, ou LGBTQ (em que o "Q" significa queer, termo usualmente pejorativo em língua inglesa e que vem sendo ressignificado no escopo de algumas disciplinas acadêmicas, a exemplo da queer theory), como propõe Michel Rosen no capítulo 10, apresentando as experiências e os resultados do trabalho em grupo. A prática com as famílias de pessoas LGBT é o foco dos capítulos 11 e 12, escritos por Geral P. Mallon, que foi também o editor do livro. Mallon apresenta em primeiro lugar um perfil demográfico, mapeando e dimensionando a presença de pessoas LGBT na sociedade norte-americana, para, a seguir, discutir as necessidades psicológicas e os riscos psicossociais enfrentados, as dificuldades para assumir junto à família e publicamente uma orientação sexual não heterossexual, terminando com uma série de estratégias que visam permitir um melhor relacionamento entre clínicos, advogados, assistentes sociais e profissionais envolvidos na ajuda a famílias em que questões de gênero e/ou orientação sexual constituem-se em problema.

Compõem a última parte do livro os textos de Eli C. Nealy, Brian J. Flynn, George A. Aplleby e Edgar Colon, atentos à relação das pessoas LGBT com as suas comunidades e com as instituições, descrevendo experiências de inclusão, aceitação, adoção, legislação e jurisprudência, apresentando uma ampla gama de situações em que o correto conhecimento das questões relacionadas ao universo LGBT é fundamental para evitar o desastre de um tratamento inadequado.

Conferindo ainda mais significação a obra, o apêndice apresenta termos e conceitos chave, símbolos e sites, funcionando como guia de referência para os interessados no assunto.

Longe de ser um livro exclusivamente voltado para assistentes sociais, Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People trata de um tema que se insere na dinâmica da sociedade. A necessidade de educação, capacitação e treinamento de profissionais envolvidos com grupos LGBT, destacada em todo o livro, e a experiência acumulada no trato com tais questões, ressaltam a importância da leitura tanto por profissionais da área quanto por aqueles que desejam compreender de modo mais amplo a sociedade contemporânea.

Referências bibliográficas

  • GITTERMAN, A. e GERMAIN, CB . The Life Model of Social Work Practice Advances in Theory and Practice. New York: Columbia Press University, 2008.
  • MALLON, G P . (ed.) Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People. New York: Routledge, 2008.
  • SEFFNER, F. Visibilidade e atravessamento de fronteiras. Arquipélago: Revista de livros e idéias, nº 7, Porto Alegre (RS), IEL/CORAG, outubro de 2006, pp.28-30.
  • THOITS, P. A. Stress, Coping and Social Support Processes: Where are we? What next?. Journal of Health and Social Behavior, vol. 47, nº 4, Sage Publications, December 2006, pp.53-79.
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    Resenha de MALLON, Gerald Patrick (ed.). Social Work Practice with Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender People. New York, Routledge, 2008. A publicação da terceira edição, prevista para 2016, foi antecipada pela editora e encontra-se em fase de impressão. Recebida para publicação em 16 de novembro de 2013, aceita em 22 de janeiro de 2015.
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    Para evitar uma tradução imprecisa, optou-se por manter o conceito em inglês: childhood genter nonconformity (CGN). Sobre o conceito, sugere-se como literatura pertinente: Lippa, Richard (2008). "The Relation between Childhood Gender Nonconformity and Adult Masculinity-Femininity and Anxiety in Heterosexual and Homosexual Men and Women". Sex Roles 59 (9-10):684-93. doi:10.1007/s11199-008-9476-5; Skidmore, W.C.; Linsenmeier, J.A.W.; Bailey, J.M. (2006). "Gender Nonconformity and Psychological Distress in Lesbians and Gay Men". Archives of Sexual Behavior 35:685-97. doi:10.1007/s10508-006-9108-5, entre outros.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2015
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