Acessibilidade / Reportar erro

Bruxas de hoje: construção identitária do slowbeauty* O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Contemporary Witches: Identity Construction of Slow Beauty

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a compreender a construção da identidade e a relação com o corpo da comunidade de slowbeauty Vivo Naturalmente. Com base nas teorias da antropologia digital de tradição inglesa, do consumo como processo cultural e dos sentidos atribuídos ao corpo, realiza uma etnografia desvelando os significados por trás das práticas da comunidade e traça um retrato da identidade “bruxesca” construída em suas interações presenciais e online. Através da transformação, que se inicia no ritual de passagem, as integrantes vivem uma retomada do corpo negociando valores e significados sociais das mulheres. O estudo identifica ainda uma busca pela essência feminina aparentemente contraditória, mas que revela o poder feminino, e suas dimensões políticas e sociais.

Comunidade; Corpo; Identidade; SlowBeauty; Consumo

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br