Acessibilidade / Reportar erro

A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna* * Este artigo é um dos resultados da pesquisa “As noções de humanismo na fotografia documental entre as décadas de 1930 e 1960” financiada pela Fapesp.”

The Modern Woman as War Photographer: Margaret Michaelis and Kati Horna

Resumo

Para discutir alguns dos aspectos da questão de gênero na história da fotografia, bem como fazer uma análise das possíveis relações entre essa atuação feminina e a cultura política do período, este artigo fala sobre o trabalho de Kati Horna e Margaret Michaelis na Espanha. Elas nasceram mulheres e judias, e se fizeram fotógrafas e anarquistas durante a década de 1930. Fazem parte de uma geração de mulheres que encontraram na fotografia uma possibilidade de, ao mesmo tempo, ter independência financeira, fazer um trabalho criativo e artístico, e ter uma atuação política efetiva.

Margaret Michaelis; Kati Horna; Anarco-feminismo; Fotografia e Gênero; Cultura Visual

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br