Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores agronômicos e incidência de insetos-broqueadores de frutos de tomateiro submetidos a ensacamento com tecido-não-tecido (TNT)

RESUMO:

O ensacamento de frutos é uma eficiente técnica de controle mecânico utilizado na fruticultura. No entanto, existem poucos estudos sobre sua eficiência em hortaliças como, por exemplo, o tomate. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do ensacamento das flores e/ou frutos de tomate com sacos TNT para o controle de Helicoverpa spp., Neoleucinodes elegantalis e Tuta absoluta, avaliar o efeito dessa técnica sobre a produtividade obtida ao final do ciclo e determinar a melhor época para realização do ensacamento. O ensaio foi realizado em plantio comercial de tomateiro ‘Valerin’ estaqueado, localizado no município de Ubajara, CE. O delineamento experimental foi de blocos casualizados em esquema fatorial 2x4 (plantas pulverizadas versus não pulverizadas sendo que ambas receberam ensacamento com TNT em diferentes estágios fenológicos [ensacamento da flor, ensacamento do cacho com frutos de 1,5cm, ensacamento do cacho com frutos de 3,0cm, cachos não ensacados (Testemunha)], com cinco repetições. Avaliou-se: número de frutos/cacho, número de cachos/planta, peso/fruto, diâmetro longitudinal e transversal, porcentagem de frutos brocados, produtividade, perda provocada pelo ataque de pragas e ganho real obtido. O ensacamento dos cachos de tomate ‘Valerin’ com TNT foi eficaz para o controle de N. elegantalis e, quando o ensacamento foi realizado em cachos com frutos de 1,5cm de diâmetro, proporcionou incremento de 21,5% de produtividade em relação àqueles não ensacados sendo, portanto, o período mais indicado para o ensacamento.

Palavras-chave:
Solanum lycopersicum; controle mecânico; Neoleucinodes elegantalis; produtividade

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br