Acessibilidade / Reportar erro

Mistura probiótica autótona melhora os parâmetros biométricos nas larvas de Piaractus mesopotamicus (Caracidae, Characiforme, Teleostei)

RESUMO:

Os probióticos são uma alternativa inovadora aos antibióticos como fatores de crescimento. Anteriormente, nosso grupo isolou, selecionou e testou in vivo oito cepas autóctones. Estas não apresentaram efeitos significativos quando administrados individualmente. No entanto, as melhores doses, etapas e formas da administração foram combinadas para a formulação de um produto contendo multiples cepa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito deste produto probiótico no crescimento e sobrevivência de larvas de Piaractus mesopotamicus. A administração foi implementada durante a incubação de ovos e período de alimentação endógeno (5), durante o período de alimentação exógeno das larvas (10) e ao longo do experimento (15). Um grupo sem microrganismos foi utilizado como controle. O probiótico gera um incremento significativo de peso médio e não significativo de sobrevivência e biomassa em dois dos três estágios testados. Estes resultados demonstram a eficácia de uma fórmula probiótica autóctone para a cultura desta espécie de peixe nativa.

Palavras-chave:
aquicultura; probióticos; crescimento; bactérias do ácido lático; Bacillus

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br