Acessibilidade / Reportar erro

Otimização de parâmetros de processamento de alta pressão para realçar os atributos de qualidade de vieiras (Nodipecten nodosus)

RESUMO:

Os frutos do mar são uma das fontes mais importantes de nutrientes. No entanto, possuem vida de prateleira curta e os métodos tradicionais de conservação podem gerar perdas em seu sabor natural e nutrientes. O objetivo deste estudo foi avaliar e otimizar o Processamento por Alta Pressão (APH) em relação ao nível de pressão (200-400 MPa) e tempo de espera (0-5 min) aplicado à vieira pata de leão (Nodipecten nodosus) para reduzir a contaminação microbiana, mantendo características desejáveis. Metodologia de superfície de resposta com design Box-Behnken e função de Desejabilidade foram empregadas para otimizar simultaneamente esses atributos de qualidade. A APH melhorou a qualidade microbiana a 200 MPa/5 min, apesar de promover modificações físico-químicas inadequadas no músculo adutor da vieira. Nessa condição de processamento, apesar de um leve aumento da umidade do músculo que poderia ser benéfico, também foi verificado aumento do pH, bem como diminuição da capacidade de retenção de água (CRA). No nível mais severo (400 MPa/5 min), observou-se uma diminuição na força de cisalhamento relacionada à textura instrumental e na Brancura (W) e Luminosidade (L*) relacionada à cor. A otimização simultânea proporcionou um valor de 365MPa/2min em que as características físico-químicas seriam as mais semelhantes às da vieira sem enfrentar um processo de preservação.

Palavras-chave:
otimização; função de desejabilidade; segurança de alimentos; frutos do mar; características físico-químicas

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br