Acessibilidade / Reportar erro

Reguladores vegetais e atividade de invertases em cana de açúcar no início da safra

Invertases desempenham um papel essencial no particionamento de fotossintatos entre armazenamento e crescimento. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade das enzimas invertases ácida e alcalina (neutra) e o papel que desempenham no controle do acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar, como resultado da aplicação de reguladores vegetais no início da época de colheita. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de três reguladores vegetais da classe dos inibidores de crescimento (Sulfometuron-metil - 20g ha-1, Glifosato - 0,4L ha-1, e Compostos de radicais carboxílicos orgânicos + Glifosato - 1L ha-1 + 0,15L ha-1), além do controle (maturação natural). Os níveis das invertases ácida e neutra são afetados de maneiras e intensidades distintas, devido ao princípio ativo utilizado como agente de maturação e das condições meteorológicas. Para a variedade RB85-5453, nas condições descritas neste experimento, sugerem-se níveis elevados de SAI em relação à NI;no entanto, a primeira foi caracterizada por um elevado teor de sacarose nos colmos. Correlação inversa pode ser estabelecida entre a atividade da invertase ácida e o acúmulo de sacarose.

spp.; maturadores; compostos de radicais carboxílicos orgânicos; glifosato; sulfometuron-metil; pol cana; invertase ácida; invertase neutra.


Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br