Resumo
Nosso objetivo é investigar as associações de exposições psicossociais adversas na infância com memória declarativa, linguagem e função executiva em adultos livres de demência com ensino médio completo ou mais. Em 361 participantes do Estudo Pró-Saúde estimamos as associações entre escolaridade materna, principal apoio financeiro familiar, insegurança alimentar e estrutura familiar na infância com o desempenho no teste de aprendizagem e evocação de palavras, e fluência verbal semântica e fonêmica usando modelos de regressão linear múltipla. Ter a mãe como principal suporte financeiro familiar (diferença média: -1,97, IC95%: -3,27; -0,72) e ter morado apenas com ela (diferença média: -1,62, IC95%: -2,89; -0,35) ou outra pessoa/ser institucionalizado (diferença média: -2,19, IC95%: -4,29; -0,09) na infância permaneceu associada à uma redução na média de palavras nos testes de linguagem e memória na vida adulta. Nossos achados adicionam mais evidências sobre o efeito de exposições na infância que, sem intervenções apropriadas, provavelmente terão legados de longo alcance na cognição.
Palavras-chave:
Estudo Pró-Saúde; Função cognitiva; Adversidades precoces