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Interação de saberes para articulação de ações de saúde bucal coletiva: cartografia de uma equipe de Saúde da Família

O objetivo foi cartografar a experiência de uma equipe de saúde da família (ESF) na construção de um campo de conhecimento e de responsabilidade para a prática de Saúde Bucal (SB). A análise institucional conformou o referencial teórico-metodológico, apoiado nos conceitos de analisadores, análise de implicação, territorialização e desterritorialização. A cartografia, método da pesquisa-intervenção, se propõe a acompanhar a processualidade dos acontecimentos e da produção de sentidos. Os sujeitos foram os membros de uma ESF, que atua também como cenário de formação. A produção dos dados deu-se nos espaços de reunião da ESF, tanto administrativas como de discussão de famílias. O caso apresentado constituiu-se um dos analisadores da pesquisa. Como resultados, obteve-se o processo de construção do caso, que revelou como a ESF tomou a família para cuidar; os movimentos de ampliação do olhar para o cuidado, encontrando formas de interações disciplinares para compor um campo de SB coletiva, que emergiu em meio a tensões do cotidiano do processo de trabalho da ESF. Conclui-se que o caso permitiu apresentar as tensões do processo de desconstrução da assistência odontológica e do movimento para a interação de saberes e práticas para produção do cuidado na perspectiva da atenção à SB.

Saúde bucal; Odontologia; Atenção Primária à Saúde; Interdisciplinaridade; Saúde coletiva


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