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Vozes da loucura cantada: sentidos sobre a loucura e o louco em canções brasileiras

Voices of madness in song: outlooks on madness and the insane in Brazilian songs

O artigo resulta de uma pesquisa que objetivou compreender os sentidos sobre a loucura e o louco que atravessam canções brasileiras contemporâneas. As considerações de Michael Foucault sobre a História da Loucura e as de Mary Jane Spink sobre práticas discursivas e a produção de sentidos formaram as bases teóricas do estudo. A metodologia consistiu na realização de uma cartografia da circulação de sentidos sobre o louco e a loucura em trinta canções reunidas pelo motor de busca Google. Os resultados da cartografia indicam a polifonia do discurso literomusical e apontam uma paisagem discursiva heterogênea onde se destacam cinco zonas de sentido sobre a loucura e o louco. Conclui-se que estes signos estão em disputa no dia-a-dia, sendo que alguns sentidos circulantes nas canções remetem a modos instituídos de lidar com essa situação, enquanto outros podem constituir vetores de subjetivações fugidias às normalizações cotidianas. Assim, ao realçar algumas conformações simbólicas que perpassam o imaginário social, o artigo chama a atenção para a relevância de o campo multidisciplinar da saúde mental escutar as vozes sociais sobre as várias loucuras, perscrutando suas condições de produção e suas possíveis ressonâncias.

Práticas discursivas; Produção de sentidos; Louco; Loucura; Cartografia


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