Acessibilidade / Reportar erro

Portfolio coletivo: avaliação do ensino e apredizagem em cursos de graduação da saúde

Resumo

O potencial do portfólio coletivo reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação precisa ser enfatizado. Os objetivos consistem em avaliar e validar a qualidade do portfólio coletivo como um método de ensino, aprendizagem e avaliação na formação de profissionais de saúde. A qualidade do portfólio foi analisada utilizando um inventário de análise que foi adaptado e testado para este estudo. No total, foram analisados 70 portfólios. O teste Kappa foi utilizado para analisar a reprodutibilidade, confirmando o nível de concordância entre os avaliadores. Análise descritiva e teste t foram realizados para comparar a construção do portfólio nos diferentes anos. Os construtos (layout e organização, compreensão, reflexão, crítica e pensamento criativo) apresentaram valores de alfa de Cronbach acima de 0,7, confirmando a alta confiabilidade da ferramenta. O teste Kappa ponderado revelou uma concordância elevada e significativa (+ 90%) entre os avaliadores. Notavelmente, certos itens e construtos apresentaram diferenças significativas ao longo dos anos. Todas as construções foram avaliadas melhor a partir de 2011, quando a ferramenta de avaliação e autoavaliação foi implementada. O sucesso do portfólio depende de estratégias que proporcionem aos alunos maior clareza e formas de desenvolver o método.

Avaliação; Educação em saúde; Educação médica

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br