Resumo
Demoras no diagnóstico do câncer de mama (CM) são comuns no Brasil, talvez devido à ineficácia de estratégias de divulgação sobre os meios para a identificação precoce. Admitida como equivalente ao interesse coletivo sobre CM, analisou-se a evolução de acessos às páginas sobre CM e seu rastreio (RCM) no site do INCA durante 48 meses. Empregou-se analisadores de log files para construir uma série temporal (2006-2009) de médias mensais de acessos às CM e RCM estudadas por análise de variância (ANOVA). Aumentos significativos e “picos de atenção” transitórios nas CM; ampliação nas diferenças CM/RCM, por incrementos crescentes nas CM associados à estabilidade nas RCM. Os resultados são consistentes com relatos anteriores que descrevem expressivo interesse em CM e relativa indiferença ao RCM. No contexto de um estudo exploratório, discute-se: a “fraca cultura de prevenção”; falta de confiança no SUS e nos programas de rastreio; “efeito celebridade” no contexto do framing das mídias; percepção de riscos coletivos ampliada por vulnerabilidades sociais. Os achados sugerem que estratégias de comunicação adaptadas à cultura são essenciais à divulgação dos programas de rastreio. Pesquisas futuras são necessárias para estudar com mais detalhe as construções sociais sobre temas relativos ao CM.
Palavras-chave
Internet; Câncer de mama; Rastreio de massa; Comunicação em saúde; Mídias de massa