Resumo
A reforma de 2005 dos cuidados de saúde primários (CSP) portugueses foi uma das mais bem-sucedidas feitas nos serviços públicos do país. O acontecimento mais relevante foi a constituição das Unidades de Saúde Familiar (USF): equipes multidisciplinares voluntárias e auto-organizadas, que prestam cuidados médicos e de enfermagem personalizados a um conjunto de pessoas. Num segundo momento reorganizaram-se as restantes dimensões dos CSP com a criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS). Apostou-se na governação clínica procurando-se obter ganhos em saúde pela melhoria da qualidade e da participação e responsabilização de todos. Este artigo tem por objetivo caracterizar a reforma de 2005 dos CSP Portugueses com a análise das suas dimensões sistêmica e local. Trata-se de um estudo de caso de uma reforma na área dos CSP de um sistema de saúde com análise documental e descrição de uma de suas unidades. Esta reforma foi portuguesa, moderna e inovadora. Portuguesa ao não quebrar completamente com o passado, moderna porque se aliou à tecnologia e ao trabalho em rede, e inovadora porque ultrapassou o modelo hierarquizado tradicional. Cumpriu o objetivo de uma reforma: conseguiu melhorias com maior satisfação de todos e ganhos em saúde.
Cuidados de saúde primários; Reforma cuidados de saúde; Inovação organizacional
Fonte: ACSS (2016). Relatório: Candidaturas e Constituição de USF e UCC. 2016-10-07.
ARS: Administração Regional de Saúde; ACeS: Agrupamentos de Centros de Saúde; USF: Unidades de Saúde Familiar; UCSP: Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, URAP: unidades de recursos assistenciais partilhados; USP: Unidades de Saúde Pública; UCC: Unidades de Cuidados na Comunidade. Entre parenteses estão os números de cada unidade existentes atualmente no país.- - - - : incluídas as unidades funcionais de um ACeS.Fonte: André Biscaia
USF: Unidades de Saúde Familiar; ACES: Agrupamentos de Centros de Saúde.Fonte: André Biscaia.
USF: Unidades de Saúde Familiar.Fonte: André Biscaia.
Fonte: André Biscaia; O Pentágono Virtuoso da Qualidade foi desenvolvido por André Biscaia no Centro de Saúde de Cascais.