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Aspectos sociodemográficos associados a três comportamentos sedentários em trabalhadores brasileiros

Socio-demographic factors associated with three sedentary behaviors in Brazilian workers

Aspectos sociodemográficos asociados a tres comportamientos sedentarios en trabajadores brasileños

O objetivo foi investigar a associação entre aspectos sociodemográficos e três comportamentos sedentários em trabalhadores da indústria no Brasil. Analisaram-se dados de 47.477 trabalhadores das indústrias de 24 Unidades Federativas, coletados por questionário de 2006 a 2008. Analisou-se a presença individual e simultânea de assistência à televisão ≥ 4 horas/dia, deslocamento de carro ou moto para o trabalho e passar a maior parte do tempo sentado no trabalho, assim como a associação desses comportamentos sedentários com sexo, idade, renda familiar mensal e nível de escolarização. Para tanto, utilizou-se a regressão logística binária simples e múltipla. Trabalhadores com mais idade, escolarização e renda tiveram maiores odds de apresentar dois dos três comportamentos sedentários investigados, assim como a presença simultânea deles. As associações entre sexo e comportamentos sedentários dependem do comportamento investigado. Tais informações podem ajudar no planejamento de ações de redução de comportamentos sedentários mais bem direcionadas e mais eficientes no alcance de diferentes subgrupos da população.

Estilo de Vida Sedentário; Trabalhadores; Indústria


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