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Inovação e agir comunicativo: redes e tecnologias de gestão para a saúde

Resumo:

No artigo são discutidos elementos de uma teoria da inovação numa perspectiva de redes de inovação e de construção social da tecnologia, a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e de autores da Sociologia da Inovação. Com base no marco teórico da produção comunicativa de fatos científicos, focamos a gestão da inovação como uma dimensão fundamental que deve contemplar alguns requisitos, tanto de natureza organizacional quanto metodológica, para potencializar seus resultados. Apresentamos e discutimos instrumentos como o Planejamento Situacional, a Análise Prospectiva, a Gestão Estratégica de Portfólios e a Gestão de Redes que podem contribuir para o desafio da inovação e exploração do futuro. Conclui-se que formas organizativas em rede, centradas na reflexividade de grupos interdisciplinares, e enfoques de planejamento que estimulem o uso de critérios de inovação na avaliação da atratividade das atividades e que ajudem a antecipar formas de inovação por meio de uma análise prospectiva sistemática podem potencializar o processo de geração da inovação como produto de redes.

Palavras-chave:
Gestão em Saúde; Comunicação em Saúde; Desenvolvimento Sustentável; Inovação

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