Acessibilidade / Reportar erro

Missão na selva

Missão na Selva. Emil Odebrecht (1835-1912), um prussiano no Brasil. Moacir Werneck de Castro. Rio de Janeiro: AC&M, 1994.

Já havia resenhado o livro de Moacir Werneck de Castro sobre Fritz Müller, mas neste ele se superou.

Logo no início, uma frase do Doutor Blumenau sobre o vale do Itajaí, naquela época: "Aqui parece que tudo parou no primeiro dia da Criação" assemelha-se à definição de Euclides da Cunha para a Amazônia: "Terra ainda quente do Gênesis".

Muito interessante a descrição da área em que se ergueria a cidade de Blumenau.

Foi muito agradável encontrar a formação da Colônia Itajaí, atual cidade de Brusque, onde iniciei a minha carreira de pesquisador.

Com respeito às amizades de Odebrecht, é destacada a importância da Sociedade dos Atiradores, como a que conheci em Brusque, no papel de núcleo de onde nasceram outras associações importantes para o desenvolvimento da colônia.

O grande parteiro de Blumenau, Friedenreich, que se registrara na colônia como veterinário, por ser foragido da justiça, aqui aparece como médico diplomado e com prática na Alemanha.

Um debate sobre a construção da ferrovia para o planalto, entre os três grandes pioneiros de Blumenau, Odebrecht, Fritz Müller e Friedenreich, realizado numa clareira da floresta, é do maior interesse para o entendimento da mentalidade desses grandes homens.

Com base na correspondência trocada entre os membros daqui e da Alemanha, o autor reconstitui a vida da famflia Odebrecht.

Deixa a melhor impressão o respeito que Odebrecht tinha pelos índios e a sua revolta contra as matanças, às vezes patrocinadas por autoridades governamentais.

Ao comentar a atuação de Odebrecht na Repartição dos Telégrafos, o autor aproveita para incluir uma pequena biografia do Barão de Capanema,figura ilustre de brasileiro pouco conhecido.

Em boa hora, o autor anexou ao livro o diário da expedição de Odebrecht às cabeceiras dos formadores do rio Itajaí-Açú. Ali pode ser visto a dureza que é o trabalho de um engenheiro explorador.

Mario B. Aragão

Departamento de Ciências Biológicas

Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Set 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br