Acessibilidade / Reportar erro

Obesidade abdominal em nipo-brasileiros: que medida antropométrica tem maior capacidade de predizer a mortalidade geral e por doenças cardiovasculares?

O objetivo foi verificar qual medida antropométrica de obesidade abdominal melhor prediz mortalidade geral e por doenças cardiovasculares entre nipo-brasileiros. Foram seguidos, por 14 anos, 1.581 sujeitos. Coletaram-se dados sociodemográficos, de estilo de vida, metabólicos e antropométricos. Considerou-se vivo ou óbito ao final do estudo como variável dependente e a presença de obesidade abdominal por diferentes medidas na linha de base como variável independente. Estimou-se o coeficiente de mortalidade e se usou o modelo de Poisson para obtenção das razões entre eles e a obesidade abdominal, ajustados simultaneamente às demais variáveis. O coeficiente de mortalidade foi de 10,68/mil pessoas-ano. O gênero masculino, a idade > 60 anos e ter hipertensão arterial foram fatores de risco independentes para mortalidade. Os resultados indicaram que entre nipo-brasileiros a prevalência de obesidade abdominal foi elevada e que a razão cintura quadril foi a medida que apresentou maior capacidade de predizer a mortalidade, especialmente cardiovascular, entre tais indivíduos.

Antropometria; Obesidade Abdominal; Mortalidade


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br