Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

As trajetórias de risco cardiovascular de 30 anos e seus fatores independentemente associados em participantes de uma coorte brasileira (Estudo CUME)

Resumo:

Nosso objetivo foi analisar as diferentes trajetórias de risco cardiovascular (RCV) de 30 anos e seus fatores independentemente associados em participantes do Estudo CUME, um estudo prospectivo com ex-alunos de universidades federais de Minas Gerais, Brasil. Este estudo incluiu 1.286 participantes que responderam aos questionários de linha de base (2016) e acompanhamento (2018 e 2020). As trajetórias de RCV, de acordo com o escore de Framingham, foram identificadas por modelagem de crescimento de classe latente com o uso do modelo normal censurado. A análise dos fatores independentemente associados a cada uma das trajetórias foi realizada por regressão logística multinomial. Foram identificadas três trajetórias de RCV: Baixo-Baixo (68,3%), Médio-Médio (26,2%) e Alto-Alto (5,5%). Sexo masculino, união estável e consumo moderado e alto de alimentos ultraprocessados foram positivamente associados às trajetórias de RCV Médio-Médio e Alto-Alto. Formação profissional e trabalhar em áreas não relacionadas à saúde foram positivamente associados à trajetória de RCV Médio-Médio, enquanto ser fisicamente ativo foi negativamente associado à trajetória de RCV Alto-Alto. Em conclusão, mais de um terço dos participantes apresentou trajetórias de RCV nas categorias Médio-Médio e Alto-Alto. Fatores modificáveis foram associados a essas trajetórias (consumo de alimentos e atividade física); assim, medidas de promoção da saúde podem evitar a manutenção ou a piora do RCV. Por outro lado, os fatores não modificáveis associados às trajetórias Médio-Médio e Alto-Alto (características sociodemográficas e laborais) permitem traçar o perfil das pessoas que devem ser monitoradas com mais cautela pelos serviços de saúde.

Palavras-chave:
Fatores de Risco de Doenças Cardíacas; Comportamentos de Risco à Saúde; Framingham Heart Study; Estudos de Coortes

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br