Acessibilidade / Reportar erro

Provocações em relação ao peso corporal: a insatisfação com o próprio corpo afeta o comportamento de controle de peso de adolescentes brasileiras de comunidades de baixa renda?

O estudo teve como objetivo examinar a hipótese da mediação pela insatisfação com o próprio corpo e analisar as associações com a provocação por terceiros e com a satisfação com o corpo. A amostra incluiu um total de 253 adolescentes do sexo feminino matriculadas em dez escolas na cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados com um questionário validado e auto-preenchido. As variáveis de estudo foram as provocações feitas por outros em relação ao peso da adolescente (independente), a satisfação com o corpo (de mediação) e o comportamento de controle do peso (desfecho). As análises de mediação mostraram um efeito estatisticamente significativo (p < 0,05). As taxas de prevalência de provocações relacionadas ao peso, feitas por familiares e colegas, foram 38,5% e 40,6%, respectivamente. Depois de ajustar para a provocação por familiares e colegas, a insatisfação com o próprio corpo esteve associada a comportamentos prejudiciais de controle de peso. Os dados indicam que as provocações por familiares e colegas são aspectos importantes que interferem na satisfação com o corpo e com os comportamentos de controle de peso.

Palavras-chave:
Comportamento Alimentar; Comportamento do Adolescente; Influência dos Pares; Família


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br