Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes do desenvolvimento cognitivo na primeira infância: análise hierarquizada de um estudo longitudinal

Trata-se de um estudo longitudinal sobre a relação entre estado antropométrico, condições sócio-econômicas, qualidade do ambiente doméstico e desenvolvimento cognitivo de 320 crianças de 20 a 42 meses de idade, selecionadas através de amostragem aleatória estratificada em um conjunto de 20 mil residências de diferentes níveis econômicos e condições ambientais em Salvador, Bahia, Brasil. O critério de inclusão foi ter menos de 42 meses entre janeiro e julho de 1999. O desenvolvimento cognitivo foi avaliado pela escala Bayley de desenvolvimento infantil, e o inventário HOME de observação doméstica avaliou a qualidade do ambiente doméstico. Os indicadores peso/idade e altura/idade (escores-z) identificaram o estado antropométrico, e as informações sócio-econômicas foram obtidas utilizando-se questionário padronizado. Utilizou-se a técnica da regressão linear univariada e regressão linear hierarquizada para as análises estatísticas. Encontrou-se que os fatores sócio-econômicos influenciam o curso do desenvolvimento cognitivo na primeira infância de maneira indireta, sendo mediados por fatores do contexto proximal da criança, como disponibilidade de materiais e jogos adequados e freqüência escolar. Não se encontrou uma associação independente entre estado nutricional infantil e desenvolvimento cognitivo na primeira infância.

Desenvolvimento Infantil; Pré-Escolar; Estado Nutricional


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br