Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da temperatura do ar e da composição da dieta durante o processo de secagem de pellets usados na alimentação do haliote japonês (Haliotis discus hannai)

O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da temperatura do ar e da composição da dieta na cinética de transferência de massa durante o processo de secagem de pellets usados na alimentação do haliote japonês (Haliotis discus hannai). No planejamento experimental, se usaram três temperaturas para a secagem por convenção, assim como três composições de dieta diferentes (Dietas A, B e C), nas quais a quantidade de farinha, espirulina, alga, óleo de peixe e maisena variou. O coeficiente de difusão da água dos pellets foi determinado através da equação da segunda lei de Fick, encontrando-se valores entre 0,84-1,94×10-10 m²/s. A cinética de secagem foi modelada utilizando os modelos de Page, Page modificado, Raiz do tempo, Exponencial, Logarítmico, Dois Termos, Henderson-Pabis modificado e de Weibull. Além disso, dois novos modelos, referidos como modelos propostos 1 e 2, foram usados para simular este processo. De acordo com os testes estatísticos aplicados, os modelos que melhor se ajustaram aos dados experimentais foram o de Henderson-Pabis modificado, Weibull e o modelo proposto 2, respectivamente. A análise de variância bifatorial mostrou que a dieta A (44% farinha, 9% espirulina, 1% óleo de peixe e 36% maisena) foi a que apresentou os valores de coeficiente de difusão mais altos, os quais foram favorecidos pelo aumento de temperatura no processo de secagem.

haliote japonês; pellets; cinética de secagem; coeficiente de difusão; weibull


Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Av. Brasil, 2880, Caixa Postal 271, 13001-970 Campinas SP - Brazil, Tel.: +55 19 3241.5793, Tel./Fax.: +55 19 3241.0527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revista@sbcta.org.br