Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da eficiência de desinfetantes comerciais contra células aderidas e planctônicas de Listeria monocytogenes e Salmonella spp.

Neste estudo, foi avaliada a atividade antimicrobiana de dois desinfetantes comerciais, individualmente e combinados com calor, contra três estirpes de Salmonella e três de Listeria monocytogenes. A eficácia dos desinfetantes foi investigada contra bactérias em suspensão e contra bactérias aderidas a três superfícies de contacto comuns na indústria de alimentos (aço inoxidável, politetrafluoretileno e borracha). Os ensaios foram realizados com base nas concentrações de desinfetantes recomendadas pelos fabricantes e em concentração dupla e quádrupla. As concentrações recomendadas não foram efetivas contra as bactérias, especialmente quando estas estavam aderidas às superfícies. Foi necessário o dobro ou o quádruplo da concentração recomendada de desinfetante para eliminar as bactérias em suspensão. Essas mesmas concentrações não foram suficientes para eliminar as bactérias aderidas. De forma a erradicá-las da superfície, foi necessário um tratamento com a concentração recomendada em combinação com calor. Os resultados indicaram que essas estirpes patogênicas podem sobreviver a tratamentos de desinfecção habitualmente aplicados na indústria alimentícia.

aderência bacteriana; superfície de contacto com alimentos; desinfecção; desinfectante


Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Av. Brasil, 2880, Caixa Postal 271, 13001-970 Campinas SP - Brazil, Tel.: +55 19 3241.5793, Tel./Fax.: +55 19 3241.0527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revista@sbcta.org.br