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Atitude dos consumidores frente às informações alimentares dispostas em bufê de restaurante comercial

Este estudo teve como objetivo avaliar a atitude dos consumidores em relação às informações alimentares para preparações prontas em um restaurante comercial. Esta pesquisa foi realizada de janeiro a abril de 2009, em um restaurante em Santa Maria (RS), Brasil. Foram desenvolvidas informações de alimentos com o nome da preparação, ingredientes, benefícios para a saúde e alertas e valor calórico. Depois de fornecer essas informações nutricionais, um questionário foi aplicado aos 300 consumidores no restaurante para observar as atitudes dos consumidores relativamente à informação de alimentos. Verificou-se que 10,57% dos participantes relataram apresentar alergia ou intolerância a algum tipo de alimento e que 10,98% dos participantes possuíam doença, sendo necessária a restrição de moderação e/ou total desses alimentos. No entanto, 84,96% dos participantes não deixaram de consumir algum alimento, mesmo que esses possam ter representado um risco para sua saúde, e 58,54% dos participantes consumiram algum alimento porque observaram benefícios potenciais para a sua saúde. Ao avaliar o nível de satisfação dos participantes sobre as informações de alimentos, 72,76% consideraram as informações muito boas. Os participantes tenderam a mudar seu consumo depois de ter acesso a informações alimentares dos alimentos preparados.

informação nutricional; educação alimentar e nutricional; rotulagem de alimentos


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