Este trabalho avaliou a influência de alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, por meio da aplicação dos resultados da análise conjunta de fatores na simulação do mercado de cachaça. Inicialmente, realizou-se a análise conjunta de fatores, objetivando-se estimar os coeficientes da preferência dos consumidores em relação a alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça. Esses coeficientes da preferência dos consumidores foram usados na simulação da participação de mercado, utilizando-se o modelo da máxima utilidade. Observou-se que os fatores da embalagem e do rótulo influenciaram na intenção de compra dos consumidores, sendo que os consumidores apresentaram preferência semelhante em relação a esses fatores. Esses consumidores preferiram as cachaças da marca Seleta, acondicionadas na garrafa de vidro transparente com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável, que traziam no rótulo ilustração não relacionada ao processo produtivo de cachaça e a informação "envelhecida por 36 meses em tonéis de carvalho". Verificou-se, também, que a técnica análise conjunta de fatores e a aplicação dos seus resultados na simulação da participação de mercado foram ferramentas úteis no entendimento do comportamento dos consumidores de cachaça.
análise conjunta de fatores; cachaça; comportamento; consumidor; embalagem