Acessibilidade / Reportar erro

Desigualdade e Corrupção no Republicanismo de Maquiavel* * Versões preliminares do presente artigo foram apresentadas, ao longo de 2018, nos seguintes eventos: Seminários do DCP/USP, São Paulo, 3 de maio; Colóquio: A Tradição republicana e o legado de Roma, Florianópolis, 16 e 17 de maio; I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro, Rio de Janeiro, 26 e 27 de junho; e na Área Temática de Teoria Política no 11º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 31 de julho a 3 de agosto. Sou grato a organizadores, debatedores e audiências desses encontros, bem como ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apoia com bolsa de produtividade a pesquisa da qual se originou este artigo (processo n. 308471/2015-6).

Inequality and Corruption in Machiavelli’s Republicanism

Inégalité et Corruption dans le Républicanisme de Machiavel

Desigualdad y Corrupción en el Republicanismo de Maquiavelo

RESUMO

O artigo persegue dois objetivos inter-relacionados: 1) contribuir para a interpretação dos enunciados de Maquiavel sobre o papel da desigualdade na corrupção das repúblicas; 2) mostrar que os resultados desse esforço interpretativo contêm lições potencialmente úteis para o redirecionamento e a progressão do programa de pesquisas do republicanismo contemporâneo. Parte-se da hipótese de que os principais expoentes do neorrepublicanismo, em suas leituras de Maquiavel, tendem a subestimar a importância da dimensão socioeconômica da igualdade que embasa a boa ordem republicana. A consequência dessa elisão da dimensão material da igualdade é uma conceituação limitada do tipo de desigualdade que, segundo o pensador florentino, fomenta a corrupção das repúblicas. O argumento desenvolve-se por meio de reconstrução e análise da visão de Maquiavel sobre o papel da desigualdade material na corrupção da república romana, exposta nos Discorsi, e de sua cidade natal, registrada em História de Florença.

Maquiavel; neorrepublicanismo; desigualdade socioeconômica; corrupção

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br