Espaço rural
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- O turismo movimenta a região. O maior movimento é das pessoas que vão ao posto de saúde. |
- Falta de pessoas e poucos jovens. |
- A comunidade como o protagonista. Estratégias do desenvolvimento local a partir do local e com a população local. |
- Os dias mais importantes da semana são a segunda e a sexta-feira por conta dos serviços. |
- Território disperso e não concentrado. |
- Construir um parque natural ou de proteção da paisagem para empregar os jovens. As pessoas preferem estar afastadas umas das outras. |
- As pessoas regressam às casas de família para passarem o fim de semana. |
- Antes estava cheio de gente, agora está vazio. Muitos foram para Barcelona e outras cidades à procura de oportunidades. Antes voltavam no verão; agora, nem isso. |
- Programas concebidos com o envolvimento da comunidade. Aplicação de recursos na própria região e com pessoas da região. Planejamento com foco nas necessidades e desejos locais. |
- A cultura, o modo de vida e o seu baixo custo. A natureza. |
- Faltam serviços, e os que existem são insuficientes. |
- Importância do turismo e de algum tipo de parque natural como instrumento para gerar emprego. |
- A proximidade do contato com a natureza e turismo contrário ao de "massa" e à urbanização. |
- Falta de infraestrutura (água, energia, telefone, TV) e de acesso a serviços (bancos, correios, comércio). |
- O planejamento rural ou urbano não pode ser feito por uma pessoa que não conhece o local. É necessário ouvir a comunidade. |
- Acesso à tecnologia para o trabalho rural. Os caminhos são melhores. |
- As ações de desenvolvimento não levam em consideração as pessoas do local, ou seja, o planejamento que se faz é como uma força exógena. |
- Criação de emprego no local. |
- A vida na comunidade é saudável pela vizinhança (modo de vida). |
- Tudo piorou nos últimos 15/20 anos. |
- Discriminação positiva, tratar diferenciadamente as ações voltadas para o meio rural. |
- A infraestrutura melhorou nas últimas décadas. |
- O transporte público é escasso. Escolas e serviços de saúde cada vez mais distantes. |
- Valorização do turismo, com a consequente criação de empregos no setor para as pessoas do local. |
- Nos últimos 20 anos, passou-se de se fazer tudo à mão para se fazer tudo com máquinas - houve uma grande evolução. |
- Falta apoio dos governos e de políticas que sirvam aos interesses locais. |
- A solução para a região é construir um muro como o de Berlim. |
- Os turistas vêm pela natureza e pela qualidade de vida. |
- As escolas têm poucos alunos. As pessoas não aproveitam a infraestrutura existente (escola). |
- As soluções dos problemas da comunidade passam por transformações em instituições e infraestrutura mais distantes. |
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- A maioria da população é de reformados. |
- Devia-se educar o espaço rural como um bem cultural e patrimonial. Um espaço com futuro. |
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- Falta promoção de economia local, e em nível cultural, não se educa para isso. |
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- A comunidade não teve acesso aos recursos para manutenção das palhoças (Programa LIDER). Apenas um assentamento teve. |
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- Dificuldade para comercialização da produção local. |
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- Não existe uma oficina de turismo para apoio aos turistas. As que existem estão nas cidades. |
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Delimitar AR
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- O assentamento deve ter casas agrupadas e uma área de centro de assentamento. |
- Os assentamentos não têm casas para alugar ao turismo. |
- O crescimento dos assentamentos será na direção que não afete os interesses e o bem-estar das pessoas. |
- Existem assentamentos que se dividem na parte de cima e na de baixo. Alguns têm uma área central. |
- Não existe um plano de urbanismo como, por exemplo, um plano geral de ordenamento municipal. |
- O crescimento tem que articular a questão legal com os interesses da comunidade, assim como as áreas novas do assentamento. |
- Os cafés, edifícios coletivos ou praças são importantes para o assentamento, porque é onde se juntam os vizinhos. |
- Constrói-se muito em terrenos bons para cultivo. |
- O crescimento físico do assentamento, em termos de edifícios, deve ser para onde menos prejudique as pessoas. |
- Os assentamentos têm uma história. |
- Quando se pretende construir existem demasiadas proibições com relação a distâncias. |
- Constrói-se sem respeitar as tradições dos edifícios. |
- Possuem uma área central com casas e no entorno, existem outros tipos de edifícios como naves. |
- Os assentamentos têm muitas casas abandonadas. |
- É preciso derrubar tudo e reconstruir novamente. |
-A riqueza etnográfica deve ser preservada e protegida. |
- Existe pouco financiamento para conservar os edifícios históricos e por isso não se protege o seu valor. |
-Os edifícios novos são construídos ao lado das vias. |
- Os turistas pretendem ver as casas antigas por serem de pedra e as palhoças. |
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- Deve existir uma distribuição de usos por zonas e não se deve construir em declives. |
- As casas em pedra têm um valor tradicional. |
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- Os edifícios novos devem se integrar com a paisagem e com o que existe no assentamento. |
- A infraestrutura como água, luz e telefone melhorou nos assentamentos. |
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