Acessibilidade / Reportar erro

Metamorfoses da Questão Geracional: O Problema da Incorporação dos Jovens na Dinâmica Social* * Este artigo é produto das pesquisas no âmbito do PRONEX-Juventude (www.pronex. iesp.uerj.br), financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Agradeço muito especialmente os comentários de Wanderley Guilherme dos Santos a uma versão preliminar das ideias defendidas aqui. Agradeço também os comentários e sugestões de dois pareceristas anônimos de DADOS –Revista de Ciências Sociais.

The Metamorphoses of the Generational Question: The Problem of the Incorporation of Youths in the Social Dynamic

Métamorphoses de la Question Générationnelle: Le Problème de l’Incorporation des Jeunes à la Dynamique Sociale

Metamorfosis de la Cuestión Generacional: El Problema de la Incorporación de los Jóvenes en la Dinámica Social

O artigo toma a teoria mannheimiana de gerações como fio condutor para propor uma interpretação sobre as metamorfoses da questão geracional no mundo desenvolvido, com o objetivo de pôr em perspectiva os padrões brasileiros de incorporação das novas gerações à vida coletiva. Procura-se contrapor um padrão eminentemente público (e republicano) de estruturação das oportunidades de vida das novas gerações, típico do mundo europeu, a outro, eminentemente privado (e mercantilizado), característico do Brasil, que estaria, porém, em processo de mudança nos últimos anos, ainda que muito lenta.

gerações; juventude; desigualdade; Brasil; Ocidente


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br